Por Espiritualidade Em Nossa Senhora

Viver em Maria: segredo de santidade

É certo que para obter a vida externa precisa morrer em estado de graça. Mas é impossível conservar sempre tal estado sem um esforço constante para progredir na vida de fé e, então, tender à santidade, à perfeição do amor cristão




As palavras do Mestre não deixam dúvidas: “Sejam perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 48). “Se alguém vem a mim e não odeia (isto é não sacrifica) o seu pai, a sua mãe, a mulher, os filhos... até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”(Lc 14,26).

Também São Paulo repete sempre aos seus fiéis que foram eleitos para se tornarem santos (conf. Ef 1,4). São Pedro quer que todos os seus discípulos sejam santos como Aquele que os chamou à salvação (1 Pd 1,15). São João, no Apocalipse, convida os justos a não abster-se de praticar a justiça, e os santos a santificar-se sempre mais (Ap 22,11).

Tais exortações, convites e insistências, nos levam à convicção que a santidade é a vocação de todos os cristãos: “Todos na Igreja, sejam os que pertencem a hierarquia seja os que dela são diretos, são chamados a santidade, segundo o que disse o apóstolo: Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (Ef 1,4; 1Tes 4,3).

Esta santidade da Igreja constantemente se manifesta a se deve manifestar nos frutos da graça que o Espírito produz nos fieis; se exprime de várias formas junto às pessoas, as quais, em seu grau de vida tendem à perfeição da caridade e edificam os outros; de um modo todo particular se manifesta na prática dos conselhos que se chamam evangélicos”.

O primeiro dever, pois, daquele que se consagra à Imaculada segundo o espírito de Frei Kolbe, é querer a santidade. “Quem quer dedicar-se a santificação dos outros é justo que comece de si mesmo” (escrito de São Maximiliano Kolbe de 24 de outubro de 1937).

Essência e natureza da santidade

Existem muitas falsas noções de santidade. Alguns a percebem como uma vocação para poucos eleitos, um estado emotivo e uma utopia impraticável. Alguns a fazem consistir na recitação de muitas orações; outros nos jejuns e na austeridade; alguns confundem a consolação espiritual com o fervor, acreditando-se perfeitos quando são inundados de alegria, outros se dão completamente e só às obras exteriores. Alguns, enfim, a procuram no êxtase, nas visões ou em fenômenos extraordinários.

Nós, ao invés, afirmamos que a santidade consiste na caridade: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Amarás o próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37.39).

Mas como poderá o coração do homem, com o seu egoísmo, as suas paixões, e o seus inimigos, aproximar-se de Deus para amá-lo, como se convém, acima de toda criatura?

É esta a missão de Maria: Ela deve aproximar o homem a Jesus Cristo, sendo a medianeira entre a corrosão humana e a transcendência divina, para a encarnação do Filho de Deus. São Maximiliano Kolbe tinha compreendido bem tal segredo, do qual muitas vezes afirma: “Quem é consagrado a Ela de modo verdadeiramente perfeito, já alcançou a santidade e, quanto mais perfeitamente se deixa conduzir por Ela na vida interior (espiritual) e na vida exterior (a atividade apostólica), tanto mais participa da santidade dela” (EK 339).

Em um artigo de 1933 escreve que a Imaculada quer entrar nos corações de todos os homens, “tomar posse, encaminhá-los para à felicidade verdadeira, para Deus, ao longo da via da renegação de si mesmo; (quer) preparar neles o trono do amor divino, do Coração divino, ensinar-lhes a amá-lo, inflamar-lhes de amor. Quer Ela mesma amar este Coração neles e por meios deles, ser deles mesmos e fazê-lo tornarem-se Ela mesma” (EK 1168).

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