Por Nathalia Silva Em São Maximiliano Kolbe

Místico da Imaculada

Neste mês dedicado ao fundador da Milícia da Imaculada, convidamos você a percorrer um caminho de fé pela linha que uniu o pensamento trinitário de São Maximiliano Kolbe com a espiritualidade mariana, relevando-o como grande místico.

Divulgação
Divulgação
Apóstolo da Imaculada, rogai por nós!


Vamos dar mais um passo em nosso itinerário kolbeano, mergulhando agora na mistagogia que permeou todo o caminho de santidade do fundador da Milícia da Imaculada. Prepare-se!

Fé e razão
Diante do mistério, o homem não pode conhecer apenas pela razão. É preciso a mística, o caminho da revelação, o deixar-se conduzir. “Maximiliano é um místico: ele sente mais do que explica e, não encontrando os termos para expressar o mistério, procura analogias.” (FACCENDA, 1995), conforme explica Padre Luigi Faccenda, OFM Conv., fundador do Instituto Missionárias da Imaculada Pe. Kolbe.

As analogias nos permitem aprofundar em que consiste o pensamento Mariológico Trinitário de Kolbe:

“Qualquer perfeição se espalha pelo mundo a qualquer nível. Toda graça procede do Pai, que eternamente gera o Filho, e por respeito ao Filho. O Espírito Santo, que desde toda a eternidade procede do Pai e do Filho, através desta graça forma as almas, na Imaculada e através da Imaculada, à semelhança do Primogênito, Deus-Homem.” (KOLBE, 1938, pg. 700)

Este místico expressa reflexões excepcionais sobre o relacionamento entre Maria e o Pai, e Maria e o Filho. Assim, nasce de uma maneira muito particular o relacionamento entre Maria e o Espírito Santo. Ele dá um destaque especial ao título de "Esposa do Espírito Santo", pois encontra neste mistério uma íntima relação com toda a criação. Vê-se plenificado em suas raízes franciscanas que o ensinaram a encontrar Deus em tudo e a enxergar em cada ser vivo um reflexo de quem o criou. Ele percebe que existem traços da própria Trindade na criação e que, na Imaculada, a Trindade encontra sua máxima expressão:

“O vértice do amor da criação que retorna a Deus, o ser sem mancha de pecado, toda bela, toda de Deus. Nem ao menos por um instante a sua vontade se distanciou da vontade de Deus. Ela pertenceu sempre e livremente a Deus. E nela acontece o milagre da união de Deus com a criação.” (KOLBE, 1938, pg. 724)

Encontramos a perfeita continuidade com toda a história da Ordem Franciscana. O fio de ouro da causa da Imaculada Conceição evoluiu além da proclamação do Dogma, fortemente marcado pela atuação de Duns Scotus. Aqui não há dissociação entre pensar e trabalhar. Kolbe identificou claramente o objetivo a ser alcançado e apresentou os meios para persegui-lo com igual lucidez!

“Eles lutaram para conhecer a verdade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. A luta terminou vitoriosa. Esta verdade foi reconhecida em toda parte e proclamou um dogma de fé. E agora? (...) E talvez tenha terminado tudo? (...) Agora, a segunda página da nossa história se abre: ou seja, semeando essa verdade no coração de todos os homens que vivem.” (KOLBE, 1938, pg. 895)

Em entrevista, Frei Sebastião Benito Quaglio, Frade Menor Conventual e grande continuador da Milícia da Imaculada em solo brasileiro, afirma que a escola de Maria é a abertura constante ao Espírito Santo, na oração filial, na obra de regeneração espiritual e na resposta de fé às Suas inspirações. “Encontramos todas estas dimensões em São Maximiliano Kolbe”, garante.

Nada, além da oração, nos fará contemplar perfeitamente a ação de Deus neste grande santo.
Por isso, rezemos juntos:

"Ó São Maximiliano, escuta esta oração de louvor e de súplica que dirijo a ti com confiante devoção. Louvo a santidade de tua vida, guiada pela intrépida fé no mistério de Cristo, sustentada pela firme esperança no poder de sua graça, animada pela ardente caridade para com Deus e com o próximo. Permita-me viver constantemente em fiel correspondência com a dignidade humana e cristã. Exalto a tua atividade apostólica, na qual te empenhaste com férvido zelo para educar o povo de Deus na fé de Cristo Senhor, e na veneração da Imaculada, Mãe tua e Mãe nossa, Maria. Permite-me poder colaborar com todas as minhas forças, junto com a Imaculada, Rainha do mundo e Mãe da Igreja, no advento do Reino de Cristo entre os homens. Admiro o sacrifício heroico com o qual ofereceste a tua vida espontaneamente para salvar a de um irmão. Permita-me crer firmemente que a fé em Cristo Senhor é a única vitória que vence o mal, e de poder operar com a coragem dos mártires, pelo triunfo da justiça, da caridade e da paz. Amém."

Você pode manter viva a Obra de São Maximiliano Kolbe. Diga sim!
Quero saber mais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.