A Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais, promove nesta quinta-feira, 19 de junho, Solenidade de Corpus Chhristi, a 16ª edição da Torcida de Deus, uma das mais queridas e expressivas festas arquidiocesanas. O evento acontece no Estádio Mineirão e espera reunir milhares de pessoas para um grande encontro de fé e oração.
A programação começa às 12h, com a abertura dos portões, apresentações culturais e reflexões. Às 17h15, o arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo preside a Eucaristia, concelebrada pelos bispos auxiliares e padres da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Uma equipe da Milícia da Imaculada estará presente no evento realizando a cobertura jornalística, com entradas ao vivo na programação da Rede Imaculada. Uma equipe de divulgação da MI também estará presente, levando aos mineiros todo amor e ternura da Mãe Imaculada.
A presença da Milícia da Imaculada neste grande evento se dá cinco meses após a chegada da TV Imaculada na capital mineira. No dia 6 de janeiro de 2025, a emissora chegou em Belo Horizonte no canal 15. Desde então, pela TV aberta, os moradores da capital podem rezar o Rosário com a nossa família consagrada, acompanhar a Santa Missa e crescer na espiritualidade kolbiana e mariana.
Para o coordenador de produção da Rede Imaculada de Comunicação Alex Ricardo, a presença da Milícia da Imaculada neste evento é de extrema importância, pois o trabalho de evangelização está cada dia mais exigente: “além de evangelizar por meio deste canal em Belo Horizonte, a nossa presença lá é muito significativa, pois é um evento que existe há 50 anos e sua última edição foi há 10 anos atrás. São milhares de pessoas. É um evento que envolve todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, então, a nossa presença é de extrema importância”, afirmou.
O gerente de comunicação da Rede Imaculada Nelson Henrique, destaca o trabalho de evangelização da TV Imaculada, que agora está na capital mineira: “A presença de integrantes da nossa equipe na cidade de Belo Horizonte é fruto do olhar que a Milícia da Imaculada tem para com o Estado de Minas Gerais. Nossos mílites e ouvintes participam assiduamente de nossa programação, e agora com a TV em sinal aberto nós sentimos como fomos mais acolhidos ainda, com expressiva participação dos nossos telespectadores. A Rede Imaculada de Comunicação quer estar cada vez mais próxima daqueles que ajudam a construir diariamente a nossa programação e fazer valer a nossa missão”, disse.
Realizado desde 1975, o evento Torcida de Deus reúne, tradicionalmente, milhares de fiéis no Mineirão para testemunharem a fé no Santíssimo Sacramento.
A inspiração dos Jogos Olímpicos de Munique
Neste ano, a Torcida de Deus completa 50 anos, meio século desde sua primeira edição celebrada em 1975, ainda no arcebispado de Dom João Resende Costa, que tinha como bispos auxiliares Dom Serafim Fernandes de Araújo e Dom Arnaldo Ribeiro. A primeira Torcida de Deus foi inspirada na integração proposta pelos Jogos Olímpicos, que ocorreram três anos antes, em Munique, na Alemanha, com o propósito de trazer o sentimento de amizade, união e superação de limites dos jogos para o cenário da fé. Em algumas edições, a Torcida de Deus registrou lotação total do Mineirão que, na época tinha capacidade para 120 mil torcedores nas arquibancadas, geral e cadeiras.
Um dos momentos mais marcantes foi a cerimônia de beatificação de Padre Eustáquio, em 2006. Também, foi a primeira celebração da Torcida de Deus presidida por Dom Walmor, que havia assumido Arquidiocese de Belo Horizonte dois anos antes.
Naquele ano, o arcebispo Dom Walmor recebeu na Capital Mineira o representante do então Papa Bento XVI, cardeal José Saraiva, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. Assim, dom Walmor presidiu a Celebração Eucarística, e dom José Saraiva, o rito de beatificação. Na celebração estiveram presentes 70 mil pessoas, na época, lotação máxima do Mineirão que já havia reduzido a capacidade de público para quase a metade, em razão das novas normas de segurança. A cerimônia chamou muito a atenção dos fiéis pois, ainda não era comum as beatificações ocorrerem fora do Vaticano, junto às comunidades que vivenciaram a história de seus bem-aventurados.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.