Institucional

Milícia da Imaculada realiza ação em lar de Idosos

Iniciativa se deu por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos instituído pelo Papa Francisco para todo quarto domingo do mês de julho

Escrito por Angelica Lima

21 JUL 2023 - 16H03 (Atualizada em 22 JUL 2023 - 09H15)

Neste domingo, 23 de julho, celebra-se o Terceiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco, que este ano tem como tema “De geração em geração, a sua misericórdia”, Lc 1, 50. E atendendo ao apelo do Pontífice de viver uma Igreja em Saída, uma equipe da Milícia da Imaculada esteve nesta sexta-feira, 21 de julho, na instituição CASA: Comunidade de Amparo Social e Asilar, situada no bairro dos Finco, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.


A colaboradora Luana fazendo a unha de uma das internas

Composta por colaboradores e voluntários da MI, a equipe levou para os 53 internos da CASA, muita música, animação, uma boa conversa, e momentos de embelezamento. Além de participar das atividades promovidas na manhã desta sexta-feira, os internos puderam cuidar dos cabelos e das unhas e fazer maquiagem.

O “Bom dia Amigos”, que vai ao ar pela Rádio e TV Imaculada e também no Youtube das 10h às 12h, foi totalmente transmitido do local. Os apresentadores Jorge Lorente e Vera Levischi ouviram histórias comoventes e testemunhos emocionantes dos idosos que participaram.

“A participação da Milícia da Imaculada é algo muito importante, que nós enquanto abrigo de idosos temos que proporcionar aos moradores. Essa relação com os vínculos sociais e comunitários está na lei, nós temos que proporcionar momentos de relacionamentos interpessoais dentro e fora da instituição, e quando a ação ocorre aqui dentro, é bom que abrange todos os internos. O diálogo, a conversa, o carinho da presença como se tivesse visita na casa deles” afirma Ana Célia, coordenadora da CASA.


A voluntária Nina cuidou das madeixas das internas

Ana Célia também destaca que a visita da equipe da MI, cria laços de pertencimento e valoriza a pessoa do idoso: “A questão do rádio também é algo que deixa os internos se sentindo importantes: olha eu estou numa rádio, eu estou numa filmagem de TV! Isso traz um sentimento de pertença, que é uma outra atividade que nós temos que desenvolver da parte social. Fazer com que eles se sintam pertencentes à comunidade. E vocês são aqui do nosso entorno, da nossa comunidade. Então, vocês conseguem abraçar todas essas questões em uma única ação: a questão das relações sociais, a questão do sentimento de pertença, a questão da autoestima, a questão do diálogo, convivência social. Então, em uma única ação, vocês conseguiram proporcionar todos esses itens, que nós enquanto coordenadores de ILPI, Instituição de Longa Permanência para idosos precisamos promover”, afirma Ana Célia.

O objetivo da iniciativa foi proporcionar aos internos da CASA, momentos de interação, animação e diálogo, além de fazer com que se sentissem amados e valorizados. E para quem pensa que os únicos beneficiados foram os 53 idosos da CASA, se engana. A equipe que esteve no local viveu momentos únicos. “Uma experiência extraordinária, uma lição de vida. Saio daqui com o coração transbordando amor e alegria. Viver esses momento com esses idosos não tem preço”, afirma a produtora Maria Paula Maximo, que fez parte da equipe que esteve na CASA.

Esta ação na Comunidade de Amparo Social e Asilar faz parte de uma série de iniciativas de Ação Social promovidas  pela Milícia da Imaculada, além de buscar estreitar laços com a comunidade local.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.