Milícia da Imaculada realiza retiro para novos consagrados
56 novos mílites realizaram entrega total à Imaculada pelo método de consagração de São Maximiliano Kolbe

Consagrados à Imaculada para a missão de evangelizar! Esta frase ecoou na vida e nos corações de 56 pessoas que participaram neste final de semana do retiro para novos consagrados realizado pela Milícia da Imaculada. O encontro ocorreu na sede da MI em São Bernardo do Campo SP no sábado e no domingo, dias 20 e 21 de maio das 8h às 17h e foi direcionado pelo Guardião Internacional do Carisma da MI, Frei Sebastião Benito Quaglio OFM Conv.
Quem participou do retiro pode viver momentos de partilha, animação com música, oração pessoal e comunitária e formação. A primeira colocação do sábado, ainda pela manhã, foi feita por Frei Sebastião Benito Quaglio que falou sobre o “Plano de Deus: Nossa salvação em Jesus Cristo, rosto visível de Deus”. Na parte da tarde, o frade voltou a falar aos participantes do encontro sobre Nossa Senhora na Bíblia e Dogmas.

Frei Sebastião Benito Quaglio em momento de formação com os participantes do retiro
No domingo, a primeira formação ficou por conta da presidente da MI Regional São Paulo, Matilde Luvisotto, que falou sobre a vida e as obras de São Maximiliano Kolbe, fundador da Milícia da Imaculada.
Matilde falou sobre a realização do primeiro retiro para novos consagrados após a definição do novo Governo Regional que aconteceu em assembleia no mês de novembro de 2022:
“Nós já tínhamos no coração desde a assembleia que aconteceu no ano passado, esse desejo e agora temos a oportunidade de reunir as pessoas que desejam se consagrar a Nossa Senhora e se tornar este mílite mais presente. Não só colocar o nome na sede, mas viver de fato o carisma implantado por São Maximiliano, que tem o seu cerne na Consagração a Nossa Senhora. Que tem a sua base na consagração a Ela. E a partir daí, entregues a Ela, consagrados a Ela, nós seremos capacitados para a missão de evangelizar, porque é ela que vai estar conosco fazendo isso”.
A consagração à Imaculada consiste em um ato da vontade feito uma vez e nunca mais revogado, segundo São Maximiliano Kolbe. Por meio da consagração, a Mãe de Jesus nos ajuda a viver melhor nossas promessas batismais, nos unindo cada vez mais a Jesus, de forma mais perfeita e amorosa. Em outras palavras, a finalidade da consagração a Nossa Senhora é gerar em nós a conversão a Jesus e a prática da santidade diária.

Missionária da Imaculada Padre Kolbe, Marisa Vieira
“ Pe. Kolbe dizia que devemos ser instrumentos dóceis nas mãos da Imaculada. Ele dizia que o máximo da entrega é ser um instrumento nas mãos dela, porque o instrumento se deixa trabalhar, ele não quer impor a vontade dele. Então é nesse sentido de que a gente seja pincel nas mãos da Imaculada para que ela faça a obra prima que ela deseja de nós. E com esse objetivo nós formamos este primeiro retiro para consagrados. Esta preparação para o rito de consagração é importante porque é um ato que levamos para a vida toda. É uma entrega de nós mesmos, não é só uma oração que vamos repetir todos os dias, é uma entrega de fato. Eu vou dar à Imaculada tudo o que é meu: a minha pessoa, o meu intelecto, o meu trabalho, a minha família, as dificuldades da missão, mas também a minha disposição. Entregar a Ela tudo. Porque aí sim que a gente vai conseguir se tornar este instrumento”, afirma Matilde.
O Retiro para novos consagrados é um momento reservado para quem deseja se aprofundar nos ensinamentos de São Maximiliano Kolbe e se preparar para o Ato de Total entrega à Imaculada. Portanto, o retiro é destinado para todos que queiram se consagrar a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe.
Ainda na manhã de domingo, a missionária da Imaculada Padre Kolbe Marisa Vieira falou sobre a Consagração a Nossa Senhora segundo São Maximiliano Kolbe, que foi seguida por um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Na parte da tarde, Frei Sebastião falou aos participantes do retiro sobre a missão do Consagrado à Imaculada.
"Ser consagrado à Imaculada para evangelizar significa viver a própria identidade do Batismo. É deixar realizar em nós o que fala São Paulo: "Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim". Então, deixar através da minha vida uma força evangelizadora sustentada com a presença de Nossa Senhora, onde é marcante o significado que ela tem na nossa fé. Ela é a visibilidade da ternura de Deus. Ela é o rosto materno visível de Deus. Então, nós somos seus filhos e queremos tornar esta realidade espalhada pelo mundo, para que a humanidade inteira se sinta família de Deus, amada de Deus", afirma Frei Sebastião.
Frei Sebastião Benito Quaglio em mom...maisFrei Sebastião Benito Quaglio em momento de formação com os participantes do retiromenos Missionária da Imaculada Padre Kolbe,...maisMissionária da Imaculada Padre Kolbe, Marisa Vieiramenos Frei Hugo, Frei Sebastião e Frei Fláv...maisFrei Hugo, Frei Sebastião e Frei Flávio durante a celebração da Santa Missamenos
1/39
Todo cristão é convidado a realizar este ato de amor à Virgem Maria. A mãe de Graça de Andrade, que participa do encontro, era mílite consagrada, e antes de morrer pediu à filha que continuasse a sua missão junto à Milícia da Imaculada. Ela conta como foi esse processo: “Meu nome de batismo é Maria das Graças, mas todos os meus irmãos têm nome que começam com a letra I. Isso porque quando estava me esperando, minha mãe teve um sangramento e disse a Nossa Senhora que, se fosse menina se chamaria Maria das Graças, então ela já me consagrou no ventre, a Nossa Senhora das Graças. Minha mãe faleceu no dia 30 /11/2011, até então ela sempre me dizia: filha, vai ser mílite! Então ela começou a me presentar com as agendas da Milícia da Imaculada. Depois que ela faleceu, eu decidi fazer a vontade da minha mãe e me tornei mílite, e ser consagrada a Nossa Senhora, para mim, é se colocar a serviço, com o coração cheio de gratidão. É se tornar cidadão do céu ainda aqui na terra”, afirma Graça.

Frei Hugo, Frei Sebastião e Frei Flávio durante a celebração da Santa Missa
Após toda a preparação formativa e oracional feita no Retiro para novos consagrados, Frei Sebastião realizou o rito de consagração e imposição da medalha milagrosa durante a Santa Missa presidida pelo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Frei José Hugo Santos e concelebrada por ele, frei Sebastião e Frei Flávio.

Sob chuva, comoção e aplausos, Milícia da Imaculada coroa Nossa Senhora em Atibaia
Após um mês inteiro de homenagens a Nossa Senhora, neste último dia de maio, mílites consagrados se reuniram na sede da Rádio Imaculada em Atibaia para coroar a Mãe de Jesus.

Centenas de pessoas coroam Nossa Senhora na Milícia da Imaculada
Centenas de pessoas se reuniram ao redor da imponente imagem de Nossa Senhora das Graças que fica no pátio da Milícia da Imaculada para o grande gesto de amor e devoção à Mãe de Jesus.

Está chegando o dia de coroar a nossa Mãe
Nathalia Silva e Nelson Batistote participaram do programa Bom dia Amigos desta quarta-feira, 24 de maio e trouxeram detalhes de tudo o que está sendo preparado.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.