Institucional

Milícia da Imaculada realiza retiro para novos consagrados

56 novos mílites realizaram entrega total à Imaculada pelo método de consagração de São Maximiliano Kolbe

Escrito por Angelica Lima

21 MAI 2023 - 13H40 (Atualizada em 21 MAI 2023 - 21H56)

Consagrados à Imaculada para a missão de evangelizar! Esta frase ecoou na vida e nos corações de 56 pessoas que participaram neste final de semana do retiro para novos consagrados realizado pela Milícia da Imaculada. O encontro ocorreu na sede da MI em São Bernardo do Campo SP no sábado e no domingo, dias 20 e 21 de maio das 8h às 17h e foi direcionado pelo Guardião Internacional do Carisma da MI, Frei Sebastião Benito Quaglio OFM Conv.

Quem participou do retiro pode viver momentos de partilha, animação com música, oração pessoal e comunitária e formação. A primeira colocação do sábado, ainda pela manhã, foi feita por Frei Sebastião Benito Quaglio que falou sobre o “Plano de Deus: Nossa salvação em Jesus Cristo, rosto visível de Deus”. Na parte da tarde, o frade voltou a falar aos participantes do encontro sobre Nossa Senhora na Bíblia e Dogmas.


Frei Sebastião Benito Quaglio em momento de formação com os participantes do retiro

No domingo, a primeira formação ficou por conta da presidente da MI Regional São Paulo, Matilde Luvisotto, que falou sobre a vida e as obras de São Maximiliano Kolbe, fundador da Milícia da Imaculada.

Matilde falou sobre a realização do primeiro retiro para novos consagrados após a definição do novo Governo Regional que aconteceu em assembleia no mês de novembro de 2022:

“Nós já tínhamos no coração desde a assembleia que aconteceu no ano passado, esse desejo e agora temos a oportunidade de reunir as pessoas que desejam se consagrar a Nossa Senhora e se tornar este mílite mais presente. Não só colocar o nome na sede, mas viver de fato o carisma implantado por São Maximiliano, que tem o seu cerne na Consagração a Nossa Senhora. Que tem a sua base na consagração a Ela. E a partir daí, entregues a Ela, consagrados a Ela, nós seremos capacitados para a missão de evangelizar, porque é ela que vai estar conosco fazendo isso”.

A consagração à Imaculada consiste em um ato da vontade feito uma vez e nunca mais revogado, segundo São Maximiliano Kolbe. Por meio da consagração, a Mãe de Jesus nos ajuda a viver melhor nossas promessas batismais, nos unindo cada vez mais a Jesus, de forma mais perfeita e amorosa. Em outras palavras, a finalidade da consagração a Nossa Senhora é gerar em nós a conversão a Jesus e a prática da santidade diária.


Missionária da Imaculada Padre Kolbe, Marisa Vieira

“ Pe. Kolbe dizia que devemos ser instrumentos dóceis nas mãos da Imaculada. Ele dizia que o máximo da entrega é ser um instrumento nas mãos dela, porque o instrumento se deixa trabalhar, ele não quer impor a vontade dele. Então é nesse sentido de que a gente seja pincel nas mãos da Imaculada para que ela faça a obra prima que ela deseja de nós. E com esse objetivo nós formamos este primeiro retiro para consagrados. Esta preparação para o rito de consagração é importante porque é um ato que levamos para a vida toda. É uma entrega de nós mesmos, não é só uma oração que vamos repetir todos os dias, é uma entrega de fato. Eu vou dar à Imaculada tudo o que é meu: a minha pessoa, o meu intelecto, o meu trabalho, a minha família, as dificuldades da missão, mas também a minha disposição. Entregar a Ela tudo. Porque aí sim que a gente vai conseguir se tornar este instrumento”, afirma Matilde.

O Retiro para novos consagrados é um momento reservado para quem deseja se aprofundar nos ensinamentos de São Maximiliano Kolbe e se preparar para o Ato de Total entrega à Imaculada. Portanto, o retiro é destinado para todos que queiram se consagrar a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe.

Ainda na manhã de domingo, a missionária da Imaculada Padre Kolbe Marisa Vieira falou sobre a Consagração a Nossa Senhora segundo São Maximiliano Kolbe, que foi seguida por um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Na parte da tarde, Frei Sebastião falou aos participantes do retiro sobre a missão do Consagrado à Imaculada.

"Ser consagrado à Imaculada para evangelizar significa viver a própria identidade do Batismo. É deixar realizar em nós o que fala São Paulo:  "Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim". Então, deixar através da minha vida uma força evangelizadora sustentada com a presença de Nossa Senhora, onde é marcante o significado que ela tem na nossa fé. Ela é a visibilidade da ternura de Deus. Ela é o rosto materno visível de Deus. Então, nós somos seus filhos e queremos tornar esta realidade espalhada pelo mundo, para que a humanidade inteira se sinta família de Deus, amada de Deus", afirma Frei Sebastião.

Todo cristão é convidado a realizar este ato de amor à Virgem Maria. A mãe de Graça de Andrade, que participa do encontro, era mílite consagrada, e antes de morrer pediu à filha que continuasse a sua missão junto à Milícia da Imaculada. Ela conta como foi esse processo: “Meu nome de batismo é Maria das Graças, mas todos os meus irmãos têm nome que começam com a letra I. Isso porque quando estava me esperando, minha mãe teve um sangramento e disse a Nossa Senhora que, se fosse menina se chamaria Maria das Graças, então ela já me consagrou no ventre, a Nossa Senhora das Graças. Minha mãe faleceu no dia 30 /11/2011, até então ela sempre me dizia: filha, vai ser mílite! Então ela começou a me presentar com as agendas da Milícia da Imaculada. Depois que ela faleceu, eu decidi fazer a vontade da minha mãe e me tornei mílite, e ser consagrada a Nossa Senhora, para mim, é se colocar a serviço, com o coração cheio de gratidão. É se tornar cidadão do céu ainda aqui na terra”, afirma Graça.


Frei Hugo, Frei Sebastião e Frei Flávio durante a celebração da Santa Missa


Após toda a preparação formativa e oracional feita no Retiro para novos consagrados, Frei Sebastião realizou o rito de consagração e imposição da medalha milagrosa durante a Santa Missa presidida pelo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Frei José Hugo Santos e concelebrada por ele, frei Sebastião e Frei Flávio. 



1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.