Institucional

Regional Sul 1 da CNBB promove encontro com a imprensa em São Paulo

Objetivo é estreitar laços do Regional com os veículos de inspiração católica para uma comunicação eficiente e em comunhão com a Igreja. Rede Imaculada participou do encontro

Escrito por Angelica Lima

25 SET 2023 - 16H13 (Atualizada em 26 SET 2023 - 09H40)

A equipe de comunicação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, promoveu na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro, na sede do Regional na capital paulista, um encontro com os veículos de comunicação de inspiração católica que atuam no estado de São Paulo.

O encontro teve início às 9h e reuniu profissionais de Dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Sul 1, além de profissionais de grandes veículos de comunicação de inspiração católica como Rede Vida, Canção Nova, Rede Aparecida, TV Século 21 e Rede Imaculada de Comunicação. Na ocasião, os profissionais debateram com a equipe do Regional, temas ligados à fé e ao cotidiano da Igreja, como sinodalidade, defesa da vida e a realização da 44ª Assembleia das Igrejas Particulares que acontece no Mosteiro de Itaici SP em outubro.

Luiz Matos | Pascom Regional Sul 1 da CNBB
Luiz Matos | Pascom Regional Sul 1 da CNBB
No encontro, os profissionais debateram temas ligados à fé e ao cotidiano da Igreja.


O Secretário Executivo do Regional Sul 1, Pe. Leandro Megeto fala sobre as motivações do encontro com os comunicadores: “o Regional é um órgão de comunhão e de articulação com aquilo que acontece nas dioceses. Este encontro específico foi motivado, sobretudo, pela importância de termos este diálogo com os meios de comunicação social. Hoje, as notícias correm rapidamente, sejam, elas boas sejam elas ruins. Então, quanto mais nós estivermos próximos, quanto mais houver comunhão nos meios de comunicação, mais favorecemos o trabalha da evangelização. A ideia é que os meios de comunicação estejam sempre a serviço da evangelização”. afirmou.

Para o padre Tiago Barbosa, assessor da Pascom no Regional Sul 1, trabalhar juntos nos possibilita ir mais além: “O jornalista tem como responsabilidade a verdade. E nós, que somos jornalistas católicos junto à verdade dos fatos temos a verdade da nossa vida, que é Jesus Cristo. Então é nossa vocação e missão fazer com o coração, como tem pedido o Papa Francisco. E se nós fizermos juntos a gente pode ir além. Nós tivemos aqui pela manhã representantes de rádios, de TVs, de jornais... temos um trabalho comum naturalmente dividido pelas suas especificidades. Mas, o nosso caminho é único e ao invés de trilharmos separados, vamos juntos, para que unindo forças nós consigamos ir além”, concluiu.

O assessor de imprensa da Arquidiocese de São Paulo Fernando Geronazzo também esteve presente no encontro e considera esta iniciativa muito importante para a caminhada da Igreja: “eu considero muito positiva essa iniciativa porque, de fato, nós precisamos caminhar juntos não só porque a igreja tem feito esse apelo quando fala de sinodalidade, de caminhar juntos, mas porque o nosso trabalho é comunicação e comunicação é comunhão. Então, se nós queremo noticiar sobre a vida da igreja no Estado de São Paulo que é o maior Regional do Brasil, mostrar a Igreja que acontece nas várias Dioceses aqui, nós precisamos caminhar juntos, nós precisamos viver essa sinergia de informação, de reflexão. Hoje nós tivemos a oportunidade de poder refletir sobre alguns temas que são do nosso interesse: como comunicar melhor, como enfrentar ruídos de comunicação que existem nesse ambiente hoje nas redes sociais, como nós enquanto profissionais da comunicação podemos colaborar para que a boa notícia e a notícia comprometida com a verdade de fato seja difundida”, afirmou.

Atualmente, o Regional Sul 1 da CNBB é composto por 6 Arquidioceses, 36 Dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas em 7 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo e Sorocaba, tendo como presidente Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba; o vice-presidente é Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, o Secretário é Dom Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo Região Episcopal Brasilândia e Secretário Executivo Pe. Leandro Megeto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.