Institucional

Santuário Senhor do Bonfim celebra Solenidade de Santo Antônio

Os Frades Menores conventuais possuem uma ligação histórica com o Santo. Milícia da Imaculada esteve presente nas comemorações

Escrito por Angelica Lima

13 JUN 2023 - 11H29 (Atualizada em 13 JUN 2023 - 12H34)

O mês de junho no Brasil é dedicado aos santos populares, São João, São Pedro e Santo Antônio, celebrado neste dia 13 de junho. Amplamente popular em Portugal e no Brasil, Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de batismo, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195.

A devoção popular a Santo Antônio no Brasil deu a ele a fama de santo casamenteiro, mas, este frade franciscano tem uma linda história de amor e de serviço aos irmãos e um testemunho de vida de adoração e entrega a Deus.

A veneração a Santo Antônio é tão grande no Brasil que Paróquias e comunidades de todo o país amanheceram hoje em festa com a celebração da santa missa em vários horários, bênção e distribuição dos pães, venda de bolos e inúmeras outras homenagens ao santo.


Frei Diogo concedendo a bênção dos pães

Em Santo André, na Grande São Paulo, o Santuário Senhor do Bonfim, dos Frades Menores Conventuais, celebrou solenemente a festa de seu confrade Santo Antônio. As celebrações tiveram início com o Tríduo realizado entre os dias 10 e 12 de junho e nesta terça-feira, dia 13, as festividades tiveram início às 7h da manhã com a celebração da primeira missa do dia, presidida pelo Frei Diogo Luís Fuitem OFM Conv., que também presidiu a celebração às 10h. Às 15h a celebração é presidida pelo pároco e reitor do Santuário Senhor do Bonfim Frei Carlos Alberto de Queiroz OFM Conv. que também preside a missa solene às 19h30.

Após a celebração das 10h, Frei Diogo participou de um momento de autógrafos ao lançar seu novo livro: “Antônio, o Santo do povo”, que conta a história de vida de Santo Antônio e traz algumas orações de devoção. Durante todo o dia no Santuário Senhor do Bonfim, acontece a venda do tradicional bolo de Santo Antônio.

Apesar de não ter Santo Antônio como seu padroeiro, o Santuário Senhor do Bonfim o celebra solenemente. Frei Carlos explica o porquê: “em 1949, os Frades Menores Conventuais vindos da Basílica de de Santo Antônio aqui para o Parque das Nações, que tem como padroeiro o Senhor do Bonfim, trazem esta tradição franciscana de celebrar as festas dos nossos santos. Aqui no nosso Santuário então, em junho fazemos o tríduo e depois a grande festa no dia 13, com as quatro celebrações Eucarísticas, onde acentuamos, pela nossa raiz franciscana. A nossa província também, neste sentido, ela nasce da Província de Santo Antônio de Pádua e os primeiros frades que vieram trouxeram esta tradição tão bonita. Tanto que a nossa Igreja Senhor do Bonfim traz a forma física de Pádua. Também acentuamos as celebrações de Santa Clara, O Perdão de Assis, São Maximiliano Kolbe, e lógico, a festa de nosso pai São Francisco com muita intensidade e também o oito de dezembro, a Imaculada Conceição. Então, todas essas simbologias das festas franciscanas são acentuadas aqui no nosso Santuário”, afirma.

Santo Antônio foi um exímio pregador, teve uma vida de total entrega e serviço aos pobres e deu grande testemunho de vida, mas no Brasil, a devoção popular o conhece como santo casamenteiro. E ele não decepciona. Cristiane Maria Martins testemunha como Santo Antônio agiu em sua vida: “em 1993 eu tive uma filha, e eu era solteira. Em junho de 1994, a minha mãe resolveu fazer a trezena de Santo Antônio. Logo no primeiro dia eu fui trabalhar e no estacionamento do meu trabalho eu encontrei uma pequena imagem de Santo Antônio. Eu peguei a imagem e levei para casa. Na mesma semana teve a quermesse e lá eu conheci um rapaz, e ele me disse que faria aniversário no dia 13 de junho. E aí, nós namoramos por alguns meses, mas não deu certo. Ele seguiu a vida dele, eu segui a minha, casei, vivi muito bem, mas em 2010 fiquei viúva. Em 2011 eu reencontrei o júlio, o menino que fazia aniversário no dia de Santo Antônio. Agora fazem 13 anos que estamos juntos e temos uma filha. E hoje é aniversário dele”, conta emocionada.


Equipe da Milícia da Imaculada na Missa em homenagem a Santo Antônio


Uma equipe da Milícia da Imaculada esteve presente no Santuário Senhor do Bonfim durante a manhã desta terça-feira participando das homenagens ao santo Franciscano, assim como São Maximiliano Kolbe. A missa das 7h foi transmitida pela Rede Imaculada de Comunicação e alguns momentos como a bênção dos pães e a manhã de autógrafos com o Frei Diogo Fuitem também foram transmitidos pela Rede.

São muitas as histórias de graças recebidas pela intercessão de Santo Antônio. E neste dia 13 de junho, inúmeras pessoas participam das homenagens ao santo não só para pedir, mas também para agradecer graças e bênçãos alcançadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.