Pelo menos 500 mil pessoas tomaram a primeira e não voltaram para segunda dose da vacina contra a Covid-19. A informação foi dada pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Ele esteve nesta segunda-feira (12) no programa Sem Censura, da TV Brasil. Além de reforçar a importância das duas doses, o ministro falou o seguinte não vai faltar vacina para a segunda aplicação.
Questionado sobre o suprimento de vacinas e o andamento da campanha de imunização nacional, Queiroga reafirmou sua meta de aplicação de 1 milhão de doses de vacina por dia.
Segundo o ministro, a articulação do governo federal para a aquisição de mais vacinas é constante e busca aprimorar o fluxo já existente. “Podemos fazer mais? Sim, podemos. Mas precisamos de mais doses e isso é um esforço diário dos ministérios com os países que produzem vacinas”, afirmou.
O ministro falou também sobre a campanha de vacinação contra a gripe iniciada nessa segunda-feira, que ajudará no descongestionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em virtude da pandemia de Covid-19.
Segundo o médico, a vacinação contra a gripe deverá ajudar a reduzir a ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs). “No contexto da pandemia, com o sistema de saúde pressionado, vacinar contra a gripe pode ser um ativo importante para reduzir o número de pacientes que precisam de terapia intensiva, reduzindo os óbitos - que é o nosso objetivo”, disse.
O ministro afirmou que a campanha de vacinação contra a gripe obteve resultados positivos em outros anos e espera que uma grande parcela da população seja vacinada. “No passado, em 2020 e já na pandemia, conseguimos vacinar 90% do público-alvo”, disse.
Fonte: Agência Brasil
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.