A segunda fase de vacinação contra a gripe está na reta final e, segundo dados do Ministério da Saúde, a meta de vacinar 90% do público alvo está longe de ser alcançada.
Nesta etapa, que começou no dia 16 de abril e tem previsão para terminar nesta sexta, 8 de maio, o grupo prioritário engloba os povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e eventuais condições clínicas especiais e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, além da população carcerária e os funcionários do sistema prisional.
No entanto, segundo o Ministério, até terça-feira (5), cerca de 5 milhões e 600 mil pessoas envolvidas nessa segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tinham recebido a dose, o que representa 36% do público alvo – e significa, segundo a pasta, que 10 milhões de pessoas que deveriam ser vacinadas ainda não foram.
No sábado, dia 9 de maio, começa a terceira e última fase da campanha, que vai até o dia 5 de junho.
Essa etapa será dividida em duas fases: até o dia 17 de maio a prioridade de vacinação será de pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto.Leia MaisApós um mês, 177 mil pessoas ainda esperam os R$ 600 do Benefício de Prestação ContinuadaPerda total ou em parte da renda mensal já atingiu 40% dos brasileiros OMS alerta sobre fim precipitado de isolamento Como está sua autoestima?
Na reta final, entre 18 de maio a 5 de junho, serão incluídos professores e os adultos de 55 a 59 anos.
A meta também é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos.
Vale lembrar que idosos de 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde já foram vacinados. Eles fizeram parte da primeira etapa da campanha e quase 19 milhões de idosos foram vacinados, o que representa mais de 90% deste público, atingindo-se assim a meta para esse público.
No caso dos trabalhadores da saúde, o índice de vacinação foi de 75,5%, 3 milhões e 800 mil profissionais foram imunizados.
A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas imuniza contra os 3 principais vírus da gripe que circularam no Hemisfério Sul no ano passado: H1N1, H3N2 e influenza B.
Fonte: Agência Rádio2
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.