Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Brasileiro faz financiamento coletivo para expor no Museu do Louvre

Piauiense, portador de Síndrome de Down, tenta participar da exposição “Le Carrousel du Louvre”

Divulgação
Divulgação


O garoto piauiense João Elyo, de apenas 11 anos de idade, foi selecionado para expor suas pinturas no Museu do Louvre, em Paris, um dos mais importantes do mundo. João, que é da cidade de Esperantina, tem Síndrome de Down, mas pinta desde que era bebê.

A mãe, dona Elenilza, conta que João sempre preferiu o lápis de cor em vez de brinquedos. Com o passar do tempo, trocou o lápis por pincéis e teve o trabalho reconhecido pela primeira vez ao participar de uma exposição, em Teresina, aos oito anos de idade.

Elenilza, entende que o filho usa a pintura como forma de se sentir incluído na sociedade. Segundo ela, “o trabalho do João Elyo está sendo reconhecido não é só no Brasil. Na Itália, México. Na verdade, a arte na vida dele é uma forma de ele ser expressar, dele por para fora o que ele sente. É uma forma de inclusão, dele se sentir incluso na sociedade, das pessoas olharem para ele de outra forma”.

João Hélio foi convidado a participar da exposição “Le Carrousel du Louvre”, mas a realização deste sonho esbarra na falta de recursos financeiros, por isso, a família resolveu pedir ajuda. Uma vaquinha virtual, hospedada no site razoesparaacreditar.com está arrecadando dinheiro para ajudar o garoto e a mãe com as despesas da viagem, prevista para abril de 2022. As pinturas do menino podem ser vistas no Instagram @João_Elyo

Para a artista plástica e curadora, Elsa Elvas, que foi a primeira a reconhecer a arte do menino, as pinturas são promissoras. Ela ressalta que ele merece o reconhecimento que está recebendo e “tem uma qualificação na qual merece toda essa importância e o trabalho do João eu acredito muito que só tende a crescer, a ser reconhecido”.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.