Moradores do Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, receberam na manhã desta quinta-feira (14/3) o 2º EcoTroca de 2024, na Praça Di Thiene, quando foram entregues 841 kg de alimentos não perecíveis, trocados por quilos de recicláveis e litros de óleo vegetal usado.
O programa é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), e consiste na troca de recicláveis e óleo vegetal (óleo de cozinha usado) por alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega) .As trocas acontecem sempre das 9h às 12h ou até terminar o estoque.
Em 2023, foram feitas 902 trocas de recicláveis e óleo usado nas quatro edições realizadas nos bairros Fundação, São José, Prosperidade e Nova Gerty. No entanto, foi no primeiro EcoTroca de 2024, realizado em fevereiro, no Bairro Barcelona, que foi batida a marca de mais de 2 toneladas de alimentos entregues à população.
“Este programa tem um viés de sustentabilidade muito forte, também com aspectos econômico e social por contribuir para a geração de renda e combate à insegurança alimentar. O EcoTroca visa a melhorar a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.
Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Assim, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.
APROVAÇÃO POPULAR
Nesta segunda edição de 2024, no Bairro Santa Paula, a surpresa ficou por conta da síndica do Condomínio Monte Carlo, no Bairro Nova Gerty. “Na última reunião que tivemos de condomínio expusemos o Programa EcoTroca, da Prefeitura, até como incentivo à reciclagem e ao descarte do óleo vegetal. Deu certo. Percebemos que hoje, no dia da troca, houve bastante adesão de condôminos que levaram seus descartes de óleo e materiais recicláveis”, explicou a síndica Rosana Rosário Dias.
Quem também se deslocou até a Praça Di Thiene foi Stefany Rodrigues da Silva, 22 anos, moradora do Bairro Santo Antônio. “Já vim algumas vezes, desde que fiquei sabendo do programa de troca pelo Instagram da Prefeitura. Acho uma excelente ideia que, além de incentivar os moradores a reciclarem, também é um auxílio no orçamento familiar”, finalizou Stefany.
O próximo bairro contemplado pelo EcoTroca está sendo definido e será divulgado pelos canais de comunicação da Prefeitura.
Fonte: Prefeitura de São Caetano
O Conclave pede orações
"Os cardeais, conscientes da responsabilidade a que são chamados, reconhecem a necessidade de serem sustentados pela oração de todos os fiéis", ressalta o comunicado da Santa Sé.
Rádio Imaculada celebra aniversário com jantar dançante
Emissora completa 30 anos de evangelização a partir da Grande São Paulo e planeja reunir ouvintes, colaboradores e pessoas que fizeram parte desta trajetória.
Conclave, memória e profecia
O caminho rumo ao Sucessor de Pedro de número 267 passa por esta instituição criada para evitar o prolongamento da Sé vacante. É necessária uma maioria qualificada de dois terços dos votos para eleger o Pontífice.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.