Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Enem: candidatos devem responder primeiro questões fáceis e médias

Participantes terão cinco horas para responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias

Divulgação
Divulgação
Cerca de 2,3 milhões de estudantes são esperados neste domingo (28) para a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio


Cerca de 2,3 milhões de estudantes são esperados neste domingo (28) para a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes terão cinco horas para responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Terminada a prova, é hora de pensar no que acertou ou errou. O professor Gabriel Carvalho explica que usando um sistema chamado “teoria de resposta ao item”, o TRI e dá uma dica boa: comece sempre pelas questões mais fáceis.

Nesse sistema de correção, para que a pontuação do aluno seja maximizada, ele precisa ter regularidade. Então, é mais importante no Enem acertar as questões fáceis e médias do que as difíceis. Isso deve ser levado em consideração na estratégia de prova. Comece a fazer a sua prova pelas questões fáceis e medias, em detrimento das questões difíceis.

É para não perder nenhum ponto que Beatriz Serra, de 19 anos, se dedica à resolução de questões. Com o caderno lotado de exercícios, ela compartilha o método que usará para garantir o sucesso no próximo domingo. "Você precisa treinar, você precisa fazer exercício, você precisa fazer prova antiga para pegar a cara da prova, pra se habituar com as questões, com as pegadinhas".

Outra dica dos especialistas para esse momento final é focar a revisão nos assuntos que domina e deixar de lado conteúdos novos ou muito complexos. Além de dedicar um tempo para ler os resumos que fez durante o ano. O objetivo, como lembra o professor Gabriel Carvalho, é evitar ansiedade nesta reta final. "Eu acredito que é o momento do aluno tirar o pé do acelerador e cada vez mais ir substituindo as horas de estudo dele por horas de lazer. Então, comece a assistir aquela série que você gosta, veja um bom filme, porque isso tudo vai diminuir a ansiedade da reta final. Mas ainda, se algum momento a ansiedade apertar - o que pode acontecer -, não se isole. Compartilhe esse sentimento com seus pais, com seus amigos, porque colocar para fora é muito importante para conseguir manter esse sentimento sob controle".

 Os portões dos locais de provas do Enem vão abrir às 12h e fechar às 13h, conforme horário de Brasília. Segundo o Inep, instituto responsável pelo exame, a previsão é que os gabaritos sejam divulgados até o dia 1º de dezembro.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.