Os projetos da ACN no sul do Líbano são, em sua maioria, de natureza emergencial e são mais necessários agora do que nunca. A ACN está trabalhando para ajudar milhares de pessoas deslocadas, muitas das quais buscaram abrigo nas igrejas.
A onda de ataques aéreos contra redutos do Hezbollah no Líbano teve um efeito devastador em toda a população, incluindo cristãos, e pode levar ainda mais pessoas a deixar o país, diz Marielle Boutros, coordenadora de projetos da ACN para o Líbano.
Marielle Boutros disse que, embora o Hezbollah pareça ser o alvo principal, toda a população está sentindo o efeito. “Está afetando a todos, porque todo o sul do Líbano está sendo alvo. Essas não são áreas puramente xiitas ou do Hezbollah, temos muitas famílias cristãs morando lá. Alguns perderam suas casas e estão buscando um lugar seguro”, ela explica.
Os ataques também atingiram vários alvos em Beirute. “Beirute não é uma cidade grande, então se uma parte de Beirute é atacada, toda cidade sentirá isso. As pessoas ouvem o som de aeronaves militares ou drones o dia todo”, diz a coordenadora de projetos da ACN para o país.
Oração e ajuda concreta para o Líbano
Por décadas, o Líbano tem visto um fluxo constante de cristãos emigrando para encontrar vidas melhores e mais seguras em países ocidentais. Marielle Boutros teme que esta nova guerra possa levar a outro êxodo, diminuindo ainda mais a presença e a influência dos cristãos na região. “Tenho 37 anos e já passei por mais de cinco guerras no Líbano. Não é fácil viver em um país onde um dia você está bem e no outro está se escondendo de mísseis. Não é o tipo de vida que os jovens escolheriam viver. O trauma de uma nova guerra que as pessoas estão mais uma vez vivenciando não será facilmente esquecido”, ela explica.
A ACN trabalha em novos projetos de ajuda emergencial. “As pessoas agora estão morando em salões da igreja, então precisarão de alimentos, produtos sanitários, colchões, cobertores e, se continuar, precisaremos de aquecimento para o inverno.”
Atualmente, a ACN apoia mais de 300 projetos no Líbano. Além dessa ajuda, Marielle Boutros convoca todos os benfeitores e amigos da ACN para rezarem pela paz.
Reze pelos cristãos no Líbano e reze pela paz no mundo.
Para 2026: considere os desafios e coloque Deus no processo
Planejar é necessário, mas insistir no controle pode nos afastar do essencial. Uma reflexão sobre metas, imprevistos e o que muda quando Deus entra no processo.
Como ter mais fé em 2026?
Se você acredita que 2025 não foi melhor por falta de fé, este texto propõe uma reflexão inesperada sobre intimidade com Deus e o início de um novo ano.
SIGNIS Brasil elege nova diretoria para o triênio 2026–2028
Eleição destaca a presença da Milícia da Imaculada e da Rede Imaculada de Comunicação na condução nacional da associação. A jornalista Angelica Lima e o gerente de comunicação Nelson Henrique Batistote foram eleitos para os cargos de vice-presidente e secretário-geral, respectivamente.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.