Igreja

Dom Joel Portella fala sobre 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Portella explicou que essa etapa da assembleia será regida pelo verbos rezar e votar

Escrito por Vladimir Ribeiro

09 AGO 2022 - 11H24

O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado falou sobre as ações da etapa presencial da 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorre de 28 de agosto a 2 de setembro.

Portella explicou que tratar-se de uma fase que será dedicada à votação dos temas que, estatutariamente, exigem a presencialidade do episcopado, como as atualizações no Estatuto da CNBB, o Novo Missal, Ministério do Catequista, Tema Central da 60ª Assembleia Geral da CNBB e Estudo nº 114 cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

Dom Joel disse também que, além das votações, será realizado o retiro dos bispos e momentos que marcarão as comemorações do ano jubilar de comemorações dos 70 anos da CNBB.

Diferente das assembleias presenciais anteriores, nesta reunião dos bispos a missa não será realizada na manhã, mas às 18h, todo os dias. O objetivo é ganhar mais tempo para garantir a realização de duas sessões, na parte da manhã, cujo horário será estendido até 12h30 para garantir a votação dos temas.

Após a parada para o almoço, as tardes, serão dedicadas às reuniões reservadas dos bispos. “Os verbos que vão reger essas etapa da Assembleia são votar e rezar”, destacou.

Fonte: CNBB

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja