A Pontifícia Comissão concluiu sua sessão plenária de primavera de 5 a 8 de março: o Relatório Anual sobre políticas e procedimentos de proteção na Igreja foi finalizado e a iniciativa Memorare nas Igrejas locais continua. Encontro com o prefeito e funcionários do Dicastério para os Bispos, discutidas as decisões à luz do motu proprio "Vos Estis Lux Mundi".
Da Cúria Romana ao sul do mundo, o compromisso da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, o órgão criado há exatamente dez anos (março de 2014) pelo Papa para combater o mal dos abusos do clero, está se expandindo cada vez mais. Guiada pelo cardeal Sean O'Malley, arcebispo de Boston, a Comissão concluiu sua assembleia plenária de primavera de 5 a 8 de março, após uma audiência no dia 7 com o Papa, que reiterou a necessidade de ouvir diretamente a voz das vítimas para que nunca aconteça de elas se sentirem rejeitadas e não ouvidas.
Foto: Papa Francisco se reúne com os membros da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores
Encontro com a liderança do Dicastério para o Clero
Diversas as novidades que surgiram durante os trabalhos, durante os quais os membros - incluindo homens e mulheres que foram vítimas de abuso no passado - se reuniram com funcionários e o prefeito, cardeal Robert Prevost, do Dicastério para os Bispos. Como informa uma nota, o encontro foi uma oportunidade para discutir decisões sobre os elementos operacionais do Vos estis lux mundi, o Motu proprio do Papa de 2019 que estabeleceu novas regras processuais contra os abusos, introduzindo também o conceito de accountability (responsabilidade) para garantir que bispos e superiores religiosos sejam responsabilizados por suas ações. Precisamente sobre esse ponto, informa uma nota, foi enfatizada a necessidade de "mostrar maior transparência quando as decisões decorrentes do Vos estis lux mundi forem implementadas em casos específicos".
O Relatório Anual sobre políticas e procedimentos de Proteção
Durante a plenária, a Tutela Minorum finalizou o Relatório Anual piloto sobre políticas e procedimentos de Salvaguarda na Igreja, aprovando a apresentação ao Papa; também finalizado o Modelo Universal para as diretrizes (Universal Guidelines Framework, UGF); e a iniciativa Memorare, um projeto destinado a ajudar e colaborar com as Igrejas locais em todo o mundo na formação e capacitação para a prevenção e proteção de crianças e adultos vulneráveis. O Papa, na audiência acima mencionada, elogiou essa iniciativa pelos "grandes frutos" que deu até agora. Por fim, entre as novidades da assembleia plenária o sinal verde para um grupo de estudos de alto nível sobre a questão dos adultos vulneráveis e sua proteção nas entidades da Igreja.
A iniciativa Memorare nas igrejas locais
Quanto à Iniciativa Memorare da Comissão, continua o programa estabelecido desde seu início em 2022 com o apoio da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Ou seja, a promoção de caminhos de informação para vítimas/sobreviventes com a Igreja; formação do pessoal eclesiástico sobre como acompanhar de modo seguro e competente vítimas, famílias e comunidades e como lidar de forma transparente e responsável com denúncias de abuso. Em seguida, criar redes locais de defesa para promover mecanismos apropriados para combater as barreiras culturais ou sociais que impedem denúncias de abusos e ser um ponto focal para a coleta de informações em nível regional.
Assinados 9 protocolos de entendimento
Graças também à generosidade das igrejas doadoras, informa a Pontifícia Comissão, até o momento foram concluídos 9 protocolos de entendimento com outras tantas igrejas locais: Paraguai, Panamá, Costa Rica, Venezuela, México, Ruanda, República Centro-Africana, Amecea (Associação dos Membros das Conferências Episcopais da África Oriental), Mombasa, Quênia. Acordos também serão assinados em breve com Lesoto, e um protocolo para estabelecer o Memorare na Patagônia (Argentina) foi recentemente assinado por dom Roberto Pio Alvarez, Bispo de Rawson.
Fonte: Vatican News
Fé em Movimento: Milícia da Imaculada Acolhe Peregrinos
Em um final de semana marcado pela oração e união, a Milícia da Imaculada abriu suas portas para receber fiéis de diversas origens, que encontraram na Casa da Mãe um refúgio espiritual e um ponto de encontro com o sagrado
Abertas as inscrições para Educação Infantil na Cidade dos Meninos
Estão abertas as Inscrições para Educação Infantil para o ano letivo de 2026 na Cidade dos Meninos Maria Imaculada - um Serviço Franciscano de Evangelização, da Província São Francisco de Assis.
RI transmite celebrações de Romaria em Juazeiro do Norte
Romaria de Nossa Senhora das Dores teve início no dia 30 de agosto e segue até 15 de setembro, data dedicada à Padroeira do município.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.