Por O Pequeno Mílite Em Fica a Dica

Dia Nacional do Livro Infantil: senta que lá vem história!

A leitura é tão essencial e boa para a mente humana que merece ter um lugar bem especial em nossas casas e em nossas vidas. Confira as dicas a seguir




Hoje, 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil; você tem o hábito da leitura? Ter um cantinho reservado para os livros em casa facilitando o acesso aos exemplares pode fazer com que o número de livros lidos por ano aumente muito com dicas super simples. Se liga:

Junte todos os livros: é importante que todos os livros que você tem estejam no mesmo lugar, assim é muito mais fácil saber a quantidade e como organizar todos os exemplares. Quando você tem tudo à vista, fica mais fácil também de não perder os livros pela casa e ter um controle maior da sua coleção.

Escolha um canto da casa: o cantinho da leitura precisa ser muito bem definido, converse com o papai e a mamãe sobre o melhor lugar para colocar todos os seus livros, onde tenha espaço para guardá-los, de forma que você consiga pegar sem precisar de ajuda e tenha conforto para fazer sua leitura.

Defina como organizar: ordem alfabética, tamanho, autores, gêneros literários... existem muitas formas de setorizar a sua coleção de livros, escolha a que você acha mais bacana e organize seguindo essa ordem. O importante é você conseguir achar facilmente os exemplares e quem visitar o seu cantinho também.

Livros como presente: quando criamos o hábito da leitura, mais que roupas ou brinquedos, livros se tornam o melhor presente que podem nos dar. Eles nos levam para viajar sem sair de casa, nos apresentam pessoas incríveis e ainda ajudam no nosso desenvolvimento psíquico, mental e social. Uma maravilha!

Clube do livro: combine com os amigos de ler um livro por mês, marquem um dia para brincarem juntos e também para que cada um conte sobre a história que leu, pontuando o que mais gostou, personagem favorito, o que podia melhorar, etc. Quem sabe, pode rolar até uma troca de livros?

Não se intimide se a sua coleção não for lá tão grande, até mesmo as maiores bibliotecas do mundo começaram com poucos livros e foram crescendo com o tempo. Ler é alimentar a imaginação, é regar as ideias e dar corda para que o pensamento nos tire do chão e conduza para o mundo dos sonhos.

Depoimentos dos nossos pequenos mílites

A nossa equipe de redação fez a seguinte perguntas para as crianças que colaboram com a MI: "Meu livro favorito é? Por quê?". Veja as respostas

“Meu livro favorito é Contos Peculiares de Ransom Riggs, porque nele eu leio várias histórias de personagens com poderes e habilidades bem diferentes.”  Ana Carolina Lima (11 anos)
“Gosto quando a mamãe lê para mim o livro O Sol e a Terra: uma história de amor, do autor Amir Piedade. Gosto porque é um livro muito bonito que fala do amor do sol pela terra e também mostra a amizade dele com os planetas e a lua.” Matheus Ribeiro Rosa (5 anos)
 “Eu gosto de Dudu e o Plástico Bolha da autora Stela Greco Loducca. A história é de um menino que se imagina dentro de um plástico bolha. É bem divertida essa história!”
Giovanna Nogueira (8 anos) 
“Eu gosto muito do livro Píppi Meialonga da autora Ingrid Nyman. Gosto porque é um livro muito divertido e contagiante.” Lucas Garbim Borges (9 anos)
 Asas de Fogo da autora Tui T. Sutherland é o meu livro favorito. Com uma história bem densa ele nos faz querer ler mais e mais, refletindo sobre a amizade e a batalha pela paz.” Gabriel Garbim Borges (9 anos)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Fica a Dica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.