Por Ana Cristina Ribeiro Em Meu Planetinha Atualizada em 20 OUT 2020 - 15H31

Água, elemento essencial para a vida

Nosso corpo físico é composto de mais de 70% de água, elemento da natureza essencial para a vida. Vamos conhecer mais obre esse elemento em mais uma série da seção Meu Planetinha




Dando continuidade a nossa série falando sobre os elementos da natureza, nesta edição vamos falar sobre a água.

A água é encontrada na natureza nos rios, mares, oceanos, lagos e cachoeiras. Nós somos movidos pela água, pois metade de nosso corpo é liquido. Nosso corpo físico é composto de mais de 70% de água.

Este elemento é poderoso. A origem da vida se dá na água. Quando estávamos na barriga da mamãe, ficamos por nove meses dentro de uma bolsa de água. Lá nos alimentamos e fomos crescendo até o dia do nosso nascimento. Consegue compreender a importância que esse elemento tem para a nossa existência?

Você sabia que a água também representa o nosso emocional? Ela influencia diretamente nossas emoções: amor, alegria e tristeza. Debaixo do chuveiro, podemos soltar um choro represado. Podemos sair mais calmos depois de um tempo nadando e boiando nas águas claras de um rio. E você já reparou como se sente depois de um belo banho de cachoeira? Um entusiasmo, uma força brota do nada? Sim, é tudo efeito da água!

A água quimicamente é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, assim conhecemos a fórmula H2O. Ela consegue existir na natureza nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso). A mudança de estado depende do seu aquecimento ou resfriamento. A água no planeta forma os ecossistemas aquáticos, divididos em oceanos, rios, lagos e pequenos corpos de água, proporcionando a existência de diferentes tipos de animais. No meio ambiente, é o elemento capaz de regular a temperatura, pois torna a sensação térmica mais agradável.

É um elemento fundamental para a vida na terra. Precisamos de água para beber, para fazer os alimentos, para a nossa higiene. Mas como tudo na vida, o excesso desse elemento também não faz bem. Pode gerar choros descontrolados, sentimentalismo exagerado, melancolia, distorção dos fatos do dia a dia, entre outros problemas. Já a falta da água nos deixa mais frios e insensíveis. Preservar esse elemento, usá-lo com consciência, sem desperdiçar, é um gesto de amor com você mesmo e com o próximo!

Escrito por
Ana Cristina
Ana Cristina Ribeiro

Graduada em Jornalismo e licenciada em Letras, atua no Departamento de Redação da MI como jornalista responsável pela revista "O Pequeno Mílite" desde 2016.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.