Por Ana Cristina Ribeiro Em Meu Planetinha

Conhece o Suriname?

Vamos viajar pela floresta amazônica e conhecer o menor país da América do Sul. Simbora?

revista
revista
Meu Planetinha - edição de Janeiro 2020


A Amazônia não é só floresta e também não é só o rio Amazonas. Esta região abriga cidades e aldeias indígenas, animais e aves em nove países. Cerca de 60% da floresta amazônica está no Brasil, mas outros países vizinhos são quase que totalmente cobertos pela floresta como é o caso do Suriname.

O menor país da América do Sul conta com cerca de meio milhão de habitantes e 80% de seu território é coberto pela floresta.

Perto do mar, nas planícies, são cultivadas frutas, sobretudo. No século XVI, tornou-se colônia da Holanda e, em 1975, ficou independente.

Antes da colonização, os indígenas habitavam o território. Depois, foram trazidos escravos africanos e, com o fim da escravidão em 1863, vieram trabalhadores da Índia.

Praticamente metade da população é de origem africana e outra grande parte de origem indiana. Por isso, o país conta com cerca de metade da população cristã e a outra é praticamente dividida entre hindus e muçulmanos.

Devido à influência do país vizinho, a Guiana, que teve colonização britânica, lá se dirige de modo diferente do Brasil. Isso mesmo. Utiliza-se a chamada mão-inglesa. A direção fica à direita, não à esquerda.

Lá os principais meios de transporte são fluviais, ou seja, existem grandes barcos que transportam mercadorias e pessoas pelos rios, que são bem grandes.

Quer conhecer mais sobre o nosso planeta? 

Clique abaixo e receba mensalmente a revista O Pequeno Mílite:

Receba a sua revista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.