Por Paulo Teixeira Em Meu Planetinha

Colômbia

O nome Colômbia significa terra de Cristóvão Colombo e faz referência ao descobrimento da América

Rebeca Venturini
Rebeca Venturini
Colômbia


A nossa viagem pelos países que compõem a Pan-Amazônia continua. Desta vez, vamos para a Colômbia, o terceiro país mais populoso da América do Sul. O nome Colômbia significa terra de Cristóvão Colombo e faz referência ao descobrimento da América. Com cerca de 45 milhões de habitantes, a Colômbia tem como idioma oficial a língua espanhola. Uma das características mais fortes do país é a diversidade dos povos que gira em torno de indígenas, espanhóis e africanos trazidos como escravos.

O território colombiano também engloba a floresta amazônica, pastagens tropicais, o Mar do Caribe e Oceano Pacífico. Ecologicamente, a Colômbia é um dos 17 países megadiversos do mundo (com maior biodiversidade por unidade de área). O país tem cerca de duas mil espécies de peixes marinhos e 1.450 espécies de peixes de água doce, além de ter o maior número de espécies nativas de borboletas, de orquídeas e mais de 250 mil variedades de besouros.

CADEIAS DE MONTANHAS

Na Colômbia existe uma serra, chamada de Cordilheira dos Andes, onde é possível ver uma vasta cadeia montanhosa, a maior do mundo, com 7,1 mil km de comprimento. O país também está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico e, por isso, são muito comuns vulcões e terremotos na região.

ROSAS COLOMBIANAS

Você já deve ter ouvido falar das rosas colombianas, famosas pela beleza e pelo tamanho. Pois é, as rosas são flores muito comuns na Colômbia, com grande durabilidade, chegando a 11 cm de diâmetro.

FORMIGAS NO PRATO

Se você achava que comer formigas era algo comum apenas para os indígenas, você se enganou. Na região de Santander, comer formigas fritas é bem normal. As chamadas "hormiga culona", são servidas como lanche ou tira-gosto e são consideradas alimento saudável por conter pouca gordura.

O MELHOR CAFÉ

Uma das bebidas mais bem apreciadas em todo o mundo é o café colombiano. O país é o terceiro maior produtor de café. Deu até vontade de experimentar!

PEDRA PRECIOSA

O país também é rico em pedras preciosas. Entre as mais comuns da região estão as esmeraldas. A Colômbia é responsável por 95% de toda produção de esmeralda no mundo.

ESCRITOR FANTÁSTICO

Um dos maiores escritores do mundo nasceu na Colômbia. Gabriel Gárcia Márquez recebeu o Prê-mio Nobel de literatura em 1982. Sua obra-prima é o livro Cem anos de Solidão que conta um pouco da realidade da Colômbia e de seu povo.

Se você ainda não é um Pequeno Mílite, peça para o seu responsável fazer o seu cadastro aqui:

Seja um pequeno mílite


Fonte: Revista O Pequeno Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.