Por Nice Schiavon Ara Em Sede Santos Atualizada em 19 OUT 2020 - 15H48

Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia

Primeira santa brasileira



Neste mês, vamos conhecer Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes. Vamos iniciar contando uma grande novidade: ela é a mais nova santa brasileira, canonizada no dia 13 deste mês pelo nosso Papa Francisco. Vale a pena conhecer um pouco dessa linda história de amor e doação.

Maria Rita nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de maio de 1914. Desde muito pequena, ela demonstrou um grande amor pelos pobres. Com apenas 13 anos, Maria Rita começou a atender doentes no portão da sua casa.

Aos 18 anos, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. No mesmo ano, ela recebeu o hábito religioso e adotou, em homenagem à sua mãe que se chamava Dulce, o nome de Irmã Dulce.

Iniciou o seu trabalho acolhendo pessoas doentes em casas abandonadas numa ilha em Salvador. Algum tempo depois, porém, foram despejados deste local. Irmã Dulce os transferiu para um antigo mercado de peixes, onde também tiveram que se retirar depois de um tempo. Dez anos depois, Irmã Dulce acomodou os seus doentes no galinheiro do convento onde ela vivia, que se transformou em um hospital improvisado. Levou para lá 70 doentes, iniciando, dessa forma, a obra que continua até hoje.

Então, neste mês, esta linda missão está sendo coroada com um belo presente do nosso querido Papa Francisco: Irmã Dulce se torna a primeira santa nascida no Brasil! Até agora, só tínhamos um santo brasileiro de nascimento: Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o Frei Galvão, que é lembrado no dia 25 deste mês.

Irmã Dulce, que morreu em 13 de março de 1992, será lembrada no calendário litúrgico no dia 13 de agosto.

Escrito por
Nice Schiavon Ara
Nice Schiavon Ara

Professora de Matemática e Geometria, Ministra da Eucaristia e Catequista de adolescentes no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe, Nice foi uma das idealizadoras da revista "O Pequeno Milite", em 2014, e, desde então, escreve para as seções "HQ", "Sede Santos" e "De mãos unidas" da revistinha.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everenice Schiavon Ara, em Sede Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.