
Santa Luísa de Marillac: mãe e missionária
Vamos conhecer mais uma santidade feminina que fez um caminho de fé admirável em prol dos irmãos necessitados

Vamos conhecer Luísa de Marillac, que nasceu na França em 1591. Com apenas 4 anos de idade, ela foi confiada à responsabilidade das Irmãs Dominicanas. No convento, Luísa encontrou um ambiente amoroso, aprendendo a ler, escrever e, principalmente, conhecer a Deus.
Ao ficar adulta, ela quis realizar o seu sonho de criança de se tornar uma missionária. Mas isso não foi possível porque era muito frágil de saúde.
Após estes fatos e como era costume da época, a sua família escolheu um noivo para ela e, aos 22 anos, Luísa se casou com Antônio.
Logo em seguida ao casamento, Luísa se tornou mãe do pequeno Miguel. Mas, a futura santa continuava a sentir que não era aquela a sua verdadeira vocação. Porém, como esposa e mãe carinhosa, dedicou-se à família com amor. Com espírito de sacrifício cuidou do marido, gravemente adoentado, que chegou a falecer após 13 anos de matrimônio. No dia de Pentecostes, Luísa estava rezando e sentiu que deveria fazer os votos de pobreza, castidade e obediência para ajudar os outros.
No ano seguinte do falecimento do esposo, ela encontrou Padre Vicente, que conhecemos hoje como São Vicente de Paulo, e juntos começaram a servir aos últimos, excluídos e marginalizados.
Vicente, que era um sacerdote dinâmico, criou em Paris e nas aldeias vizinhas as “Confrarias da Caridade”. Padre Vicente confiou a Luísa e a outras jovens esse projeto inovador. Dessa forma, nasceram as “Filhas da Caridade”.
Os mosteiros das “monjas sem clausura” eram as casas dos enfermos, as celas, um quarto alugado, a capela, a igreja ou as ruas da cidade. Luísa se dedicou com amor a esta missão e testemunhou para outras jovens que servir aos pobres é servir a Cristo. Luísa de Marillac foi beatificada pelo Papa Bento XV, canonizada pelo Papa Pio XI e proclamada “Padroeira das obras sociais”.

Nossa Senhora da Candelária
Nossa Senhora das Candeias, também chamada de Nossa Senhora da luz é padroeira de Guiné Bissau, país da África Ocidental. Conheça mais sobre esta devoção. Acesse e venha conhecer esse título de Nossa Senhora!

Oração ao Espírito Santo
A oração que vamos aprender nesta edição é uma das preces mais fortes para pedir proteção e convidar o Espírito Santo para guiar nossos caminhos. Acesse!

O menino que cuidou de Jesus
São Tarcísio era um jovem adolescente quando foi apedrejado enquanto levava Jesus Eucarístico para os presos. Não negou a sua fé e mostrou coragem ao defender o seu amor por Jesus. Conheça mais essa história aqui. Acesse!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.