Por O Pequeno Mílite Em Sede Santos

Um Santo Franciscano

Neste mês vamos conhecer São Diego de Alcalá.



Neste mês vamos conhecer São Diego de Alcalá. Ele nasceu na cidade de Sevilha, Espanha, numa família muito pobre. Sua família alimentava-se somente com o que produziam na pequena horta da casa em que moravam.

Como Diego era muito pobre, ele não conseguiu estudar em uma escola. No entanto, foi autodidata, isto é, realizou seus estudos sozinho. E quando ficou jovem, viveu como monge eremita próximo ao povoado em que nasceu. Ele vivia solitário, fazendo penitência e muitas orações.

Diego tinha muitos dons; isto e o seu amor pelas pessoas lhe deram a fama de santidade. A popularidade de São Diego fica clara na Espanha e nas Américas, se não no mundo todo, pela quantidade de quadros e imagens que dele encontramos. Ele é representado com uma túnica franciscana remendada. Junto aos franciscanos, ele trabalhou como cozinheiro e porteiro.

São Diego foi enviado como missionário para as Ilhas Canárias, onde se tornou superior da Ordem Franciscana. Lá, foi perseguido porque defendia os indígenas que eram colocados como escravos pelos colonizadores.

Depois de muita perseguição, teve de voltar para a Espanha e, em seguida, foi enviado em missão para Roma. Lá, encontrou uma população doente devido a uma trágica epidemia. Porém, com os seus dons, muitos doentes foram curados por meio de suas orações e pelo simples toque das suas mãos.

Algum tempo depois, retornou para a Espanha e aos trabalhos humildes do início, trabalhando como porteiro e cozinheiro em vários conventos franciscanos, inclusive no Convento de Alcalá de Henares, próximo de Madri.

São Diego foi canonizado pelo Papa Sisto V. A sua festa é celebrada no dia 13 de novembro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Sede Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.