Por Everenice Schiavon Ara Em Sede Santos Atualizada em 07 AGO 2020 - 16H47

Viva nossos santos juninos!

Conheça quem são os santos mais populares e amados pelo povo brasileiro cujas festas celebramos neste mês de junho




O mês de junho é um mês muito alegre e festivo. Nele, comemoramos as festas juninas que foram trazidas para o Brasil pelos nossos colonizadores. Essas festas, consideradas populares no nosso país, tiveram a sua origem no hemisfério norte, onde se festejava o início do verão. Com o passar do tempo, ela foi se tornando uma festa cristã, recebendo novo sentido e significado.

Neste mês de junho, a Igreja celebra a festa de três grandes santos: no dia 13, lembramo-nos de Santo Antônio; no dia 24, comemoramos a festa de São João Batista; e, finalmente, no dia 29, festejamos São Pedro.

Santo Antônio nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, e faleceu em Pádua, na Itália. Embora fosse português, como viveu muito tempo na cidade de Pádua, na Itália, e ficou conhecido como Santo Antônio de Pádua.

Santo Antônio tornou-se um santo muito popular e milagroso. No Brasil é conhecido como o santo casamenteiro, pois tem fama de ajudar as moças a encontrarem um noivo.

Já São João Batista é o primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias, primos de Nossa Senhora. Na Bíblia, conhecemos João antes mesmo dele nascer, quando Nossa Senhora visitou a sua prima Isabel, que estava grávida de João.

Em sua vida adulta, João foi quem anunciou a chegada de Jesus. Ele batizava no Rio Jordão, por isso ficou conhecido como João Batista.

São Pedro, que era pescador, foi o primeiro apóstolo. Ele foi chamado por Jesus, deixando o seu barco na praia para acompanhá-lo. Foi São Pedro que professou a fé em Jesus Cristo quando disse: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”.

Agora que já conhecemos um pouco a respeito desses santos, vamos nos preparar para as festas juninas. Mas, neste ano, elas serão comemoradas em casa mesmo, por conta da pandemia,  respeitando os cuidados para nos preservar da contaminação. Não há problema! Vamos dançar a quadrilha, comer doces e salgados típicos e nos divertir pra valer!

E pedir também aos santos juninos que logo termine essa pandemia! 

Oração aos santos juninos

Queridos Santo Antônio, São João e São Pedro, peço que me abençoai para que eu possa viver esse mês com muita alegria.

Ensinai-me a ser como vós que soubestes ouvir a voz de Deus.

Também que eu possa, com os vossos exemplos, compreender que amar é sempre o melhor que temos a fazer.

Muito obrigado, meu Deus, por esses vossos amigos Antônio, João e Pedro que também são meus amigos.

Senhor, da mesma maneira que Santo Antônio, São João e São Pedro fizeram, desejo estar sempre ao Vosso lado e também ao lado de quem precisa da minha ajuda. Amém.

Baixe a revista O Pequeno Mílite de junho e encontre outros textos para ler com as crianças!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everenice Schiavon Ara, em Sede Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.