O programa ‘A Igreja no Rádio’ vai ao ar diariamente na Rádio Imaculada, traz editoriais edificantes a cada manhã.
Acompanhe o editorial deste dia 22 de janeiro com Pe. Attílio Hartmann, jesuíta, jornalista, Diretor da Livraria e Editora Padre Reus e do Jornal Solidário, em Porto Alegre (RS).
“Um abraço amigo pra você... um carinhoso abraço pra todos vocês, gente amiga e querida. Os reis magos? Os sábios do oriente? Eram três, segundo piedosa tradição? Era um grupo? Vinham da mesma região ou de diferentes regiões? Muitas perguntas, muitas especulações. O que é realmente importante neste encontro de um grupo que faz uma longa viagem, apenas seguindo a luz de uma pequena estrela? José Antônio Pagola faz uma interessante reflexão sobre estes três sábios que buscam um rei recém-nascido. Eles não são de um povo eleito nem conhecem ao Deus dos judeus. Nada sabemos de sua religião nem de seu povo de origem. Mas tem uma coisa: eles vivem atentos ao mistério do cosmos e seu coração busca a verdade. Em algum momento acreditam ver uma pequena luz que aponta para um Salvador. Eles necessitam saber quem é e onde ele está. Se põem em marcha sem conhecer o itinerário, mas no seu interior uma intuição alimenta a esperança de encontrar uma Luz para o mundo. Quando chegam a Jerusalém, encontram aquele rebuliço. Herodes, o rei, treme ao ouvir falar do nascimento de um rei de Israel. Convocados, os sumos sacerdotes e os escribas, guardiões da verdadeira religião, representam o Deus do Tempo, mas vivem surdos à sua chamada e nem buscam a verdade. Até sabem, segundo as escrituras, que o Messias deveria nascem em Belém, mas nenhum deles vai até Belém, nem suspeitam que o Mistério desta criança é maior que todas as religiões e templos. Nunca reconheceriam a Jesus. Já Herodes, poderoso e brutal, só vê ameaça em Jesus e fará todo o possível para eliminá-lo. O poder opressor só pensa crucificar e matar aqueles e aquelas que trazem libertação. Os magos continuam sua busca. Não caem de joelhos diante de Herodes, não entram no grandioso templo de Jerusalém. A pequena luz de uma estrela os atrai até o pequeno povoado de Belém, até uma gruta, um abrigo de animais. Quando chegam, o único que veem é um menino e sua mãe. Nada mais. Uma criança pobre, sem poder nenhum. Uma vida frágil que necessita cuidado da mãe. Mas, para eles, que veem com o coração, é o suficiente para que se ajoelhem e adorem o Menino. Gente amiga, o Deus escondido na fragilidade humana não é encontrado por quem vive instalado no poder ou fechado na segurança religiosa. Ele se revela a quem, guiado por pequenas luzes, busca incansavelmente uma esperança para o ser humano na ternura e na pobreza da vida. E o encontram em cada pessoa. Isso eu assino e assumo.”
Ouça este editorial:
O Programa "A Igreja no Rádio" vai ao ar em duas edições diárias. A primeira edição ocorre das 0h às 5h, e a segunda, das 20h às 0h.
Com apresentação de Robson Cardoso e Leandro Barsan, e produção de Rose Almeida, Angela Donadelli e Débora Batista, você encontra notícias, entrevistas e conteúdos de espiritualidade todos os dias no seu rádio. Acompanhe pelo aplicativo Milícia da Imaculada ou aqui pelo site em Rádio Ao Vivo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.