A Santa Missa

Liberdade é viver na graça de Deus

Ouça agora a Homilia desta quarta-feira (19)

Escrito por Rede Imaculada

19 OUT 2022 - 10H30

O Frei Pacífico Alves Santos, OFM Conv. em sua Celebração da Palavra, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, comentou a Primeira Leitura (Ef 3,2-12) e o Evangelho de hoje (Lc 12,39-48).

Na leitura do Evangelho, percebemos uma postura de Jesus que fala àqueles que ouvem a sua Palavra e isso nos assusta à primeira vista. Aqueles que vivem, segundo a vontade do Senhor e fazem o que Ele pede e aqueles que, conhecendo a vontade de Deus, não o fazem. Aqui em Lucas, se imprime um severo castigo. No entanto não é pelo medo que o Senhor quer nos ensinar hoje, mas é para que nós possamos perceber algo extremamente grande, profundo e rico na nossa vida diária. A graça de Deus é o que nos conduz. Vivemos segundo essa graça e esse amor.

Essas leituras nos apresentam a postura diante do pecado e as circunstâncias do pecado e como nós devemos agir segundo a graça de Deus e nos faz uma comparação entre viver segundo a lei e viver segundo a graça. Viver segundo a lei é viver amarrado e preso e viver segundo a graça é viver livre e a disposição da vontade de Deus. Isso pode parecer um pouco estranho e contraditório. Quando vamos vivenciando a vida da graça, vamos percebendo que seguir a igreja e fazer a vontade do Pai não nos obriga, não nos prende, ao contrário nos deixa livres. Liberdade é viver na graça de Deus.

Tudo o que fazemos com amor, mesmo ser for difícil, nos deixa realizados. Para o amor nada é difícil, nada é limitado, nada é pesado, por mais que o corpo padeça, por mais que as condições físicas às vezes não acompanham aquilo que o coração deseja, nada é pesado, quando feito com amor. O amor nos sustenta. Quando amamos a partir da experiência existencial do amor de Deus; quando nós temos esse encontro, a nossa vida é realmente transformada. A partir dessa transformação vivemos segundo o amor e segundo a graça de Deus e assim vivemos a nossa vida de uma forma que, tanto as normas e os preceitos de Deus, que devemos seguir, não se tornam um peso, mas uma graça de Deus que nos sustenta constantemente. Desse modo, que possamos viver segundo essa graça e, conforme a liturgia de hoje, não sejamos nem aquele que vai ser chicoteado muitas vezes e nem aquele que vai ser chicoteado poucas vezes, porque vivemos na certeza da fé, da graça, do amor e da esperança em Nosso Senhor Jesus, vivemos plenamente na graça de Deus.

E seremos acolhidos pelas mãos generosas da Virgem Maria, que sempre está disposta a interceder por nós, a nos defender às vezes até de nós mesmos. Que a Virgem Maria nos mostre verdadeiramente a viver segundo a graça e segundo o amor, na perseverança e na esperança da vida eterna. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada.

Amém. 

(Transcrição Marta Romero)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rede Imaculada, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.