Imaculada Notícias

Doença celíaca atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil

Estima-se que a cada 400 brasileiros, um seja celíaco. De cada oito pessoas que possuem a doença, apenas uma tem o diagnóstico. O pneumologista Dr. Fernando Santella é o entrevistado do IN desta segunda-feira (7). Acompanhe!!

Escrito por Núria Coelho

07 AGO 2023 - 13H00

PixaBay

A doença celíaca é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório. Na doença celíaca, a inflamação é provocada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio. Esse processo inflamatório, que no caso ocorre na parede interna do intestino delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes.

Em pessoas com doença celíaca, cortar o glúten da dieta não é uma simples escolha, mas uma real necessidade. Em celíacos, a ingestão dessa proteína – encontrada em grãos como trigo, centeios e cevada – danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes. Embora exista uma variedade cada vez maior de produtos com o rótulo “sem glúten” nas prateleiras dos supermercados, ainda há muita desinformação a respeito da doença.  

No geral, os sintomas como diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia, sensação de estufamento, cólica e desconforto abdominal começam na infância. Na fase adulta, muitas vezes os sintomas são mais indefinidos, como dores eventuais.

A maneira mais segura de fazer o diagnóstico é realizar a dosagem no sangue dos anticorpos contra o glúten. Outro exame importante é a biópsia do intestino, para verificar se há alterações de inflamação e atrofia das vilosidades. 

Não há cura para a doença celíaca. O melhor tratamento ainda é retirar da dieta os alimentos que contenham glúten, responsável por desencadear a inflamação.

Este foi um dos assuntos do Imaculada Notícias desta segunda-feira (7), que teve a participação do pneumologista dr. Fernando Santella. Acompanhe o jornal na íntegra!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10 

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.