Por Túlia Savela Em Recado de Vida

A prática das boas obras

Jesus alerta Seus discípulos para não cederem à hipocrisia e à vaidade nas práticas religiosas e os convida à confiança em Deus, que surge no íntimo do coração

rawpixel
rawpixel


No tempo de Jesus, e ainda hoje, os três atos da piedade (esmola, jejum e oração) eram aspectos importantes na vida religiosa dos judeus. Contudo, não são os atos de piedade que o nosso Senhor critica, mas o modo como eles são praticados, isto é, como são feitos em benefício da própria pessoa que o pratica; ou seja, quando os faz para ser visto pelos homens, para ter aprovação dos outros. Desta maneira, a pessoa que faz a “boa ação”, torna-se hipócrita, pois já obteve a recompensa esperada: a aprovação dos homens.

Padre Chico Silveira nos alerta ainda que o ato de doar-se do verdadeiro cristão requer discrição, ou seja, as obras de piedade devem ser realizadas em segredo, pois o que conta é a intenção, e não o ato. "O bem não toca trombeta! Por isso, Jesus convida-nos a rever continuamente o que motiva nossas ações e o que, de fato, nos leva a fazer o bem. Nossas melhores obras perdem todo o valor se levadas pelo orgulho, pela vaidade e por interesses egoístas. É preciso tomar cuidado com isso, porque essas motivações venenosas são sutis e fingidas. Precisamos parar mais vezes e nos perguntar: 'o que de fato está me movendo?'”.

“Bem-aventurado o homem que suporta o seu próximo com suas fraquezas tanto quanto gostaria de ser suportado por ele se estivesse na mesma situação.” São Francisco de Assis


Acompanhe a reflexão completa sobre o Evangelho deste dia 17 de junho e a sugestão de boa ação do dia, com Padre Chico Silveira, no programa Recado de Vida:


Confira a reflexão na íntegra na nossa página da Liturgia diária, clicando em Homilia, e compartilhe em suas redes sociais.

Leia MaisAmar os nossos inimigosNão à lei de taliãoGratuidade no serviço do ReinoDia de Santo AntônioO programa Recado de Vida vai ao ar, pela Rádio Imaculada, de segunda-feira a sábado, das 5h às 6h (horário de Brasília), e aos domingos, das 5h às 7h, com a oração do Terço da Misericórdia às 6h. Ouça também em Rádio On-line e pelo aplicativo Milícia da Imaculada. O programa está acessível também pelas emissoras de rádio (1490 AM, na Grande São Paulo; 107,1 FM, em Atibaia - SP, 97,3 FM, em Maceió - AL e 580 AM, em Campo Grande - MS).

Comece bem o seu dia encontrando-se com o Senhor por meio da Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia. Renove diariamente a sua Consagração a Nossa Senhora e evangelize conosco: Seja mílite!

Você pode também fazer uma doação on-line avulsa para a Milícia da Imaculada aqui mesmo no nosso portal.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Recado de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.