Igreja

Catequistas são instituídos ministros durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB

Durante a celebração da Santa Missa, 19 pessoas, representando os regionais da CNBB, foram instituídas no Ministério do Catequista

Escrito por Angelica Lima

13 ABR 2024 - 13H00 (Atualizada em 13 ABR 2024 - 13H08)

Gustavo Cabral/ A12

O quarto dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - AG CNBB, neste sábado, 13 de abril, teve início às 7h, com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Presidida pelo arcebispo de Santa Maria, presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin.

A celebração se revestiu de um caráter especial por ser a primeira missa no Brasil na qual foram instituídos no ministério 19 catequistas representando todos os regionais da CNBB. A celebração deste sábado é fruto de um processo desenvolvido desde a publicação pelo Papa Francisco do Motu Próprio Antiquum Ministerium, em 2021.


Durante a missa, foram instituídos no ministério 19 catequistas

No Motu Proprio, que estabeleceu o ministério de catequista, o Papa Francisco delegou às conferências episcopais a responsabilidade de definir os critérios e o caminho formativo para a concessão desse ministério.

O rito seguido neste sábado foi traduzido pela Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, confirmado pelo Vaticano em janeiro de 2023 e publicado, pela Edições CNBB, sob o título “Rito da Instituição de Catequistas”. A partir daí, foi considerada a relevância de se fazer um momento público para instituição dos catequistas no país.

Neste sábado, o episcopado brasileiro discutiu sobre as perspectivas pastorais do CELEAM - Conselho Episcopal Latino-Americano; o processo da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e o processo de mobilização da Igreja no Brasil para participar do processo do Jubileu 2025 cujo lema é “Peregrinos da Esperança”.


Momento de encontro com os jornalistas na Coletiva de imprensa

A quarta coletiva de imprensa recebeu o bispo auxiliar de Cusco, Peru e secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano, Dom Lizardo Estrada Herrera; o bispo de Camaçari BA, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que falou sobre o processo do Sínodo sobre a Sinodalidade; o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros, que abordou o tema Jubileu 2025; e o bispo de Petrópolis RJ, Dom Joel Portella Amado, que apresentou elementos da análise de conjuntura eclesial

Também neste sábado o episcopado aborda um dos quatro temas prioritários do encontro: “Desafios e Luzes para a evangelização da juventude”, momento este conduzido pelo bispo de Imperatriz MA e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso, os bispos e o assessor que integram a comissão e dois jovens representantes da Pastoral Juvenil brasileira.

As últimas sessões do dia serão dedicadas a informes das Comissões para a Doutrina da Fé, Comissão Episcopal para a Liturgia, Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos, Campanhas da CNBB, Fundo Nacional de Solidariedade, Congresso Missionário Nacional e os 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil.

Acompanhe a matéria sobre as atividades da 61ª AG da CNBB deste sábado:



Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.