Por Espiritualidade Em Espiritualidade

A lição de partilha da missionária Nadia de Munari

“A felicidade não consiste em acumular riquezas, mas em presentear e partilhar: um gesto, um sorriso, uma ajuda aos outros”




Missionária leiga doou a vida pelas crianças no Peru. Nascida em Vicenza, na Itália, Nadia conheceu e se encantou, aos 17 anos, pela Operação Mato Grosso. A iniciativa surgida em 1967 consiste no apoio de voluntários a jovens e crianças do Brasil, Peru, Equador e Bolívia. O sacerdote salesiano Padre Ugo de Censi organizou a operação para cooperar com os missionários salesianos que desenvolvem grande apostolado na América Latina a partir do Mato Grosso, no Brasil.

Nadia era professora de educação infantil e, aos 21 anos, partiu como missionária leiga. Esteve no Equador por três anos e, depois, escolheu livremente entregar sua vida às crianças pobres das montanhas do Peru. Quando os agentes da Operação Mato Grosso resolveram acompanhar as famílias pobres que migravam para a região litorânea, ela seguiu para essa missão difícil numa terra árida e pobre.

Trabalhou diretamente no centro Mamma mia, na região de Nuevo Chimbote, que oferecia alimento e educação para mais de 500 crianças todos os dias. Organizava também a distribuição diária de refeições para mais de mil pessoas. Vivia em uma casa simples com outros educadores e membros da missão num bairro pobre. Atuava como catequista na paróquia local e na formação de novos educadores e assistentes para as creches da missão.

Atingida na cabeça durante uma tentativa de assalto no dia 20 de abril enquanto dormia, passou por uma cirurgia de emergência em Lima, mas não resistiu. Morreu aos 50 anos. Deixou um testemunho de serviço e alegria. Consumiu sua juventude e a maior parte dos anos de sua vida em prol dos jovens da América Latina.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.