O Papa Francisco tem feito várias afirmações sobre a virgem Maria, a Mãe de Jesus, e a evangelização. Ela é a Mãe da evangelização e a primeira discípula da Igreja, um instrumento do Espírito Santo na sua ação santificadora. Maria é a Mãe daqueles que são descartados; é a Rainha da paz que vence o mal e guia pelos caminhos do bem; é a Mãe da consolação que está com quem se sente só. O Papa Francisco destaca que Maria é a figura da Igreja escrita com o Espírito de Deus vivo, é a estrela da nova evangelização, é um perfil evangelizador que liberta. O Papa Francisco também afirmou que a Igreja precisa de evangelizadores com espírito, ou seja, que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo a exemplo de Maria. Na exortação sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, o Papa Francisco ensina que Nossa Senhora é mulher de fé, que vive e caminha na fé, por isso a sua excepcional peregrinação na fé constitui sempre um ponto de referência para toda Igreja. Nos passos de Maria caminhemos no testemunho do Evangelho abertos à ação do Espírito Santo. Entreguemo-nos a Maria recordando que na hora suprema da nova criação, Jesus Cristo conduz-nos a Maria; conduz-nos a Ela, pois não quer que caminhemos inseguros sem uma mãe. Amém!
Renove diariamente sua Consagração a Nossa Senhora:
Virgem Imaculada! Minha Mãe Maria! Eu renovo hoje e sempre, a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim para o bem de todos. Somente peço, que eu possa, minha Rainha e Mãe da Igreja, cooperar fielmente com a vossa missão de construir o Reino de vosso Filho Jesus, no mundo. Para isso, vos ofereço minhas orações, sacrifícios e ações.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos não recorrem a vós, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a vós recomendados.
Intenção da MI para o mês de abril:
Para que os enfermos e sofredores nunca tenham dúvida sobre o poder da oração confiante à Imaculada.
«Dirigi-te frequentemente à Imaculada nas dificuldades, nas tentações e em qualquer necessidade». (SMK 1366)