Na sua formulação original, o Décimo Mandamento desdobra e complementa o Nono Mandamento: “Não cobiçarás a casa de teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma do que lhe pertença” (Ex 20,17; Dt 5,21).
Fiéis ao nosso propósito de enfatizar algum aspecto positivo de cada Mandamento, poderíamos formular assim os dois últimos: “Cuidarás da tua esposa (ou do teu esposo), dos teus filhos e dos demais parentes, dos amigos e dos vizinhos. Cuidarás da natureza, da flora e da fauna. Cuidarás da tua cidade, da tua casa e do teu jardim”.
Devemos cuidar de tudo o que amamos e amar tudo o que existe, porque tudo é dom, criação de Deus. Com duas advertências:
a) Devemos amar e cuidar de todos, mas com preferência dos mais fracos, porque eles precisam mais. Os ricos e poderosos têm mais recursos para cuidar de si mesmos e dos seus amigos. A “opção preferencial pelos pobres” não se fundamenta em uma ideologia de determinada corrente teológica, mas na própria Palavra de Deus, nas palavras e gestos de Jesus.
b) Cuidar não significa controlar, nem sufocar. Quem ama cuida e respeita a autonomia do amado; quem ama não abafa a liberdade da pessoa amada, porque confia nela. O amor de Deus é gratuito e libertador. Foi assim que Jesus nos ensinou a amar: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”.
Nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola aprendemos a fazer “Oração de repetição”, voltando aos pontos das orações anteriores que nos tocaram mais. Poderíamos sintetizar essa série de artigos da seção “Dez palavras sobre o amor” assim:
1) Amar a Deus como Pai.
2) Amar a Jesus Cristo, Rosto humano de Deus.
3) Amar a Santa Igreja, nossa mãe.
4) Amar nossa família.
5) Amar e respeitar a vida.
6) Amar a castidade, como nos ensinam os santos (cf. Regra de São Bento, IV, 64).
7) Amar os pobres e partilhar com eles os bens que Deus nos dá.
8) Amar e defender a verdade que nos liberta.
9) Amar a fidelidade a Deus, ao próximo, ao nosso ser mais profundo.
10) Amar e cuidar de tudo o que há na Terra.
Demos graças a Deus que nos ensinou estes Dez Caminhos, para vivermos com mais segurança nesta vida, e chegarmos um dia à Vida Eterna.
Novena à Imaculada Conceição
A Imaculada, é a Estrela que guia com segurança os nossos passos ao encontro do Senhor e com a sua vida nos indica como podemos e devemos viver o grande dom da nossa consagração.
Devoção da Medalha Milagrosa: entrega e confiança
A Medalha Milagrosa é a principal identidade da Milícia da Imaculada, graças a São Maximiliano Kolbe. As histórias de graças e conversões alcançadas são inúmeras através dos anos. Porém, você sabe como tudo isso começou? Acesse e venha descobrir com a gente!
Novena da Medalha Milagrosa
A novena é uma oração especial para que possamos nos expressar e nos comunicar com Deus através de uma intercessão especial. Venha rezar com a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.