O termo livros, sem uma qualificação, mostra a posição especial que estes livros ocupam, expressando também que a bíblia é uma coleção, uma variedade de livros, muito mais uma biblioteca do que uma única obra literária.
Este conjunto de livros é reconhecido pelos judeus e cristãos como a palavra de Deus. O número destes livros difere conforme o cânon ou norma de autenticidade, aplicado por ambas as partes.
A bíblia hebraica, conhecida pelos cristãos como Antigo Testamento (AT), é formada por 46 livros. Seu cânon foi fixado pelos judeus da Palestina pelo ano 100 de nossa era. Os judeus reconhecem somente os livros em hebraico, excluindo os escritos em grego.
A bíblia hebraica compreende estas três partes: Lei-Tora, formada pelos cinco livros chamados de Pentateuco, nesta ordem: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os profetas, subdivididos em duas grandes partes. Primeiros Profetas: Josué, 1e 2 Samuel, 1 e 2 Reis; Últimos Profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, e os doze “profeta menores”: Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Escritos: conjunto de livros de gêneros muitos variados: Salmos, Jó, Provérbios, Lamentações, Eclesiastes, Rute, Ester, Cântico dos Cânticos, Daniel, 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias.
A Bíblia cristã reconhece e aceita este cânon ou lista oficial dos livros do AT. Inclui, além disso, os livros que aparecem na tradução grega chamada dos LXX (Setenta) – versão grega da diáspora. São, concretamente, os seguintes: Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e Carta de Jeremias. Estes livros são chamados por nós católicos de deutero-canônicos, e de apócrifos pelos protestantes.
O novo testamento (NT), não é reconhecido pelos judeus como sagrada escritura. É formado por 27 livros: os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, que é o centro do novo testamento, os Atos dos Apóstolos, as Cartas ou Epístolas, classificadas de acordo com seu destinatário ou segundo o seu autor. Assim, 14 de São Paulo: aos Romanos, 1 e 2 aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, 1 e 2 aos Tessalonicenses, 1 e 2 a Timóteo, a Filemon, aos Hebreus. Outro grupo de cartas, chamadas de “católicas”: de Tiago, 1e 2 de Pedro, 1, 2 e 3 de João, e a Carta de Judas. Por último, o Apocalipse de João.
Novena à Imaculada Conceição
A Imaculada, é a Estrela que guia com segurança os nossos passos ao encontro do Senhor e com a sua vida nos indica como podemos e devemos viver o grande dom da nossa consagração.
Devoção da Medalha Milagrosa: entrega e confiança
A Medalha Milagrosa é a principal identidade da Milícia da Imaculada, graças a São Maximiliano Kolbe. As histórias de graças e conversões alcançadas são inúmeras através dos anos. Porém, você sabe como tudo isso começou? Acesse e venha descobrir com a gente!
Novena da Medalha Milagrosa
A novena é uma oração especial para que possamos nos expressar e nos comunicar com Deus através de uma intercessão especial. Venha rezar com a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.