Por Espiritualidade Em Formação

A missão de transformar sonhos em realidade

A Milícia da Imaculada floresce em diversas partes do Brasil de maneiras diferentes, mas sempre sob o impulso missionário herdado de São Maximiliano Kolbe e sob a guia da Imaculada

Arquivo MI
Arquivo MI


Em outubro de 1917, São Maximiliano Kolbe fundou em Roma a Milícia da Imaculada. Após o crescimento na Polônia e da audaciosa missão no Japão, São Maximiliano foi preso pelo nazismo na Segunda Guerra Mundial. Há 80 anos, no Campo de Concentração de Auschwitz, se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família, que suplicava pela vida. Foi beatificado em 1971 durante o Sínodo dos Bispos sobre o sacerdócio ministerial e a justiça no mundo, e o Papa Paulo VI destacou o testemunho heroico de Kolbe como sacerdote. Em 1982 foi canonizado pelo Papa João Paulo II e reconhecido como mártir da caridade.

A herança espiritual de São Maximiliano floresceu em diversas partes do mundo e de diferentes maneiras. No Brasil, na época de Kolbe havia sacerdotes que recebiam a revista Miles Immaculatae, em língua latina; e imigrantes japoneses que recebiam a revista publicada no Japão. Posteriormente, a associação se difundiu no Brasil com a presença dos Franciscanos Menores Conventuais, ordem religiosa da qual São Maximiliano era frade, que chegaram ao Brasil entre 1940 e 1970 como missionários.

Vida

O atual presidente nacional da Milícia da Imaculada é Marcelo Menezes, leigo de Brasília - DF. Sua história pessoal caminha junto com a da associação em Brasília: “Quando eu era criança meus pais frequentavam o grupo da Milícia da Imaculada que se reunia no Santuário Jardim da Imaculada. A obra esteve no cotidiano da minha vida e agora está no da minha família. Minha esposa, meus dois filhos e eu somos consagrados a Nossa Senhora”.

O jovem Frei Antônio Maria tem o chamado e a missão relacionados à Milícia da Imaculada: “Conheci a Milícia da Imaculada em minha cidade natal, Candeias - BA, onde os Frades Menores Conventuais animam a paróquia e santuário de Nossa Senhora das Candeias. Lá, os mílites consagrados a Nossa Senhora desenvolvem uma atividade de cuidado com as pessoas que sofrem com dependências químicas.” Frei Antônio iniciou a formação justamente no Santuário Jardim da Imaculada e durante os estudos acompanhou diversos grupos da MI. No último ano, após ser ordenado diácono, foi enviado para a Casa de Missão em Juruá - AM.

Outra pessoa consagrada a Deus, Adrina Costa, que vive em Atibaia - SP e é membro do Instituto Secular de Vida Consagrada Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, afirma: “A Milícia da Imaculada é minha vida. Ela me transformou. Conheci São Maximiliano e fiquei impressionada com o amor dele pela Imaculada. Foi justamente esse amor incondicional, esse desejo de se doar e transformar vidas que me tocou profundamente, me atraiu para que também eu me consagrasse a Nossa Senhora”.

Formação

São Maximiliano Kolbe via na Milícia da Imaculada uma forma de concretizar o Reino de Deus. Não era abstrata, mas uma luta espiritual e em sintonia com os dias atuais. Padre Toninho Maria faz parte do Instituto Missionários da Imaculada-Padre Kolbe e há dez anos concretiza o ideal da Milícia da Imaculada em Dourados - MS. Além de atuar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, anima os grupos da associação presentes no noroeste do Mato Grosso do Sul. “A nossa principal atividade é o compromisso pela santificação das almas por meio da atuação pastoral. Há também um grande ciclo de encontros de formação em preparação à consagração à Imaculada. Temos a devoção a Nossa Senhora nos primeiros sábados, de maio a setembro, com encontros de espiritualidade e a Missa. E a formação permanente dos grupos que é uma pérola preciosa que cuidamos com zelo”.

Uma particularidade desta missão é o itinerário em preparação à Consagração a Nossa Senhora. Ele reúne centenas de pessoas em encontros de formação e espiritualidade de maio até novembro, quando, no dia de Nossa Senhora das Graças, é realizada a consagração solene. Para Padre Toninho, essa é uma contribuição para “ir além da devoção por meio de um adequado processo de formação”.

Meios de comunicação

Arquivo
Arquivo

Missionária há 20 anos, Adrina atua diretamente na Rádio Imaculada 107,1 FM em Atibaia - SP, e constata que “não é simplesmente um trabalho, é a missão da minha vida. Nossa equipe na Rádio Imaculada de Atibaia é pequena, mas grandiosa. Somos uma família!”.

Adrina recorda um episódio da vida de São Maximiliano em que alguém perguntou a ele o que São Francisco de Assis, um santo comprometido com a pobreza, faria se visse os freis trabalhando com equipamentos modernos e caros. São Maximiliano respondeu que São Francisco arregaçaria as mandas e trabalharia junto. “Frei Sebastião Benito Quaglio foi muito ousado ao construir uma rede de rádios e fez exatamente o que São Maximiliano Kolbe faria. Assim somos nós também, como Kolbe, operários do Reino de Deus”, conta a missionária.

Querida Amazônia

A Milícia da Imaculada passa por paróquias e comunidades, passa pelos céus com as ondas de rádio e TV, chega aos lares com as revistas, e começou a percorrer os rios da Amazônia com o empenho de Dom Frei Agostinho Januszewicz. Ele pertencia à Cidade da Imaculada na Polônia, fundada por São Maximiliano Kolbe, e foi um dos fundadores do Santuário Jardim da Imaculada, em Cidade Ocidental - GO. Foi escolhido como Bispo de Luziânia - GO e, após tornar-se bispo emérito, dedicou os últimos anos de sua vida à comunidade ribeirinha de Juruá - AM.

Frei Antônio e outros frades continuam essa missão que começou com a evangelização de crianças que cresceram e hoje animam as atividades pastorais. “Semanalmente há encontros de formação e espiritualidade, e duas vezes por ano realizam grandes encontros”, conta Frei Antônio.

Além da formação, há o serviço de solidariedade com os que mais precisam na Casa de Missão, e também um time de futebol da Milícia da Imaculada. Chamado de 13 de maio, recordando o dia de Nossa Senhora de Fátima, a equipe disputa torneios regionais dando testemunho da fé cristã e atraindo mais jovens para a Milícia da Imaculada.

Em Tefé - AM, há outro vivaz grupo da Milícia da Imaculada com uma dinâmica vida missionária. “Realizam as saídas missionárias para visitar as paróquias propagando a devoção a Nossa Senhora. Isso é a encarnação das orientações do Papa Francisco na Exortação Apostólica Querida Amazônia”, explica Frei Antônio.

Desafios

Todos os grupos se empenham na difusão e expansão da Milícia da Imaculada. Existem diversos grupos que não foram citados aqui, mas desenvolvem relevante apostolado em Caçapava - SP, em João Pessoa - PB, Campo Grande - MS, Águas Lindas de Goiás - GO, Goiâ¬nia - GO, Belém - PA, no arquipélago de Marajó, no Pará, Maceió - AL, São Luís - MA e Volta Redonda - RJ. Com o mesmo espírito, cada mílite em seu grupo luta pela evangelização.

Na Milícia da Imaculada de São Bernardo do Campo - SP, que publica a revista O Mílite e produz e transmite pela Rede Imaculada de Comunicação, há o caminho em direção ao aplicativo Imaculada Play, uma plataforma de conteúdo evangelizador para anunciar Jesus no ambiente digital. Para Adrina “a renovação é nosso desafio. É difícil a abertura às novidades e novas formas de trabalhar. Além da reestruturação da programação há o desafio do Imaculada Play com produções em áudio e vídeo”.

No Amazonas, Frei Antônio destaca como desafio “as estruturas da paróquia em que se reúnem, que são muito simples, e o envio missionário deles requer combustível e transporte fluvial que nem sempre é fácil”. A missão é complexa, conforme relata Frei Antônio: “Precisamos de ajuda e apoio, do que for possível para que os jovens possam encontrar motivos e sentidos para superar seus desafios. Nós frades fazemos o que é possível, mas muitas vezes nos vemos de mãos atadas sem poder fazer tudo o que queríamos por essas pessoas”.

Como em todas as realidades, em Dourados - MS os desafios também não são poucos. Há o esforço para a construção de um santuário e a sede da Milícia da Imaculada local. Mas, para Padre Toninho, os desafios fazem parte da energia: “A missão é apaixonante. Sou apaixonado pelo carisma da Milícia da Imaculada. Amo o que faço e muitas pessoas amam a MI e fazem a diferença. Dourados tem uma terra produtiva, não só na agricultura, mas também na evangelização. O carisma semeado brota e cresce com vigor”, comenta.

Nenhuma dificuldade é maior do que o sentimento de quem se dedica à Milícia da Imaculada: “Amo atender aos ouvintes, nos conhecemos e nos familiarizamos com as histórias, e é emocionante o carinho para com a emissora. Temos uma proximidade muito grande com as pessoas”, explica Adrina. Na região, os sacerdotes da Diocese de Bragança Paulista demonstram muita familiaridade com a obra, divulgando a emissora em suas paróquias, participando da programação local e da rede, e também escrevendo para as revistas da Milícia da Imaculada.

A Milícia da Imaculada concretiza suas ações graças à doação generosa de quem ajuda de diversas formas, seja com a contribuição mensal, com o serviço voluntário, com o trabalho profissional, e a dedicação dos sacerdotes, freis e missionárias. Todas as realizações contam com o esforço de todos.

Marcelo Menezes, presidente nacional da MI, lembra que os limites são desafios, mas nunca impedimentos: “A Milícia da Imaculada é um meio de vivência evangélica que nos convida a ir além das limitações. Cada um que se dispõe a dizer sim a Deus com a MI assume um compromisso. Que a Virgem Imaculada nos conduza no caminho de fidelidade e perseverança para seguir o objetivo de conquistar almas no mundo todo”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.