O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Ap 12,7-12a) e o Evangelho de hoje (Jo 1,47-51).
Frei Sebastião nos lembra que nesta quinta-feira celebramos a Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael e que a palavra anjo, não se refere à natureza, mas sim à função.
Em grego, essa palavra quer dizer mensageiro, enviados para uma missão. O anjo da guarda é aquele que Deus manda para cada um de nós. Os arcanjos são especiais, são super mensageiros que tem a função de acordo com o seu nome.
Miguel, significa quem pode contra Deus? Gabriel, significa a força de Deus e Rafael, Deus cura. Os anjos tem asas para dar um sentido de liberdade.
Quem está livre da gravidade da Terra é quem tem asas, que na verdade, são criação da mente humana, para dar sentido à função deles, que não têm problemas para se locomover.
Assim como Jesus está em todo lugar, os anjos e arcanjos também. Tudo isso para deixar mais fácil o entendimento humano. Miguel derrotou os anjos rebeldes, inclusive o seu chefe, Lúcifer. Ele teve a missão de derrotar Satanás.
Gabriel é a força de Deus, porque trouxe o anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus Cristo. Rafael, foi o anjo que acompanhou Tobit, que precisou viajar para buscar a herança.
No retorno, Tobit trouxe a sua jovem esposa e Rafael curou a cegueira de Tobias, o pai de Tobit. Ele teve essa missão de proteger e curar. Por isso que Rafael recebeu o título de Deus cura.
Não podemos pensar que acreditar em anjos é coisa de criança. Não é, pois eles têm a missão de nos salvar e recuperar.
São Miguel Arcanjo, quem como Deus? Com tua espada nos defenda, com tua luz nos ilumine e com tuas asas nos proteja. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.
São Rafael Arcanjo, saúde de Deus, nos dê a força física, mental e espiritual; nos cure das nossas fragilidades. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.
São Gabriel Arcanjo, a força de Deus, com tua luz, ilumine os nossos pensamentos e nos proteja de todas influências malignas. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre.
Transcrição Marta Romero
Mãe de Deus, Maria!
A Bíblia (cf. Nm 6, 22-27) nos fala de bênção. Nós queremos pedir a bênção de Deus sobre nós neste momento difícil pelo qual passamos com a pandemia da Covid-19. Fazer descer a bênção de Deus sobre nós é fazer descer a salvação, alegria, saúde e a paz. É tudo o que nós queremos. E Deus nos dá a sua bênção: Jesus Seu Filho! Ele nos veio por Maria Sua mãe. Ela é a “porta” pela qual Ele entrou na humanidade.
3º Domingo do Tempo Comum
Mais uma vez nos encontramos para falar de paz e das lutas por liberdade, por justiça e contra todo tipo de opressão. O evangelho de hoje fala exatamente sobre essas coisas. Podemos dizer que Jesus iniciou sua vida pública neste evangelho.
2º Domingo do Tempo Comum
Hoje é domingo, dia de festa, dia do Senhor. Nossa vida poderia realmente ser uma contínua festa, só alegrias, só boas notícias, só melodia e dança. O segredo para que seja sempre assim, Maria já nos revelou naquela festa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.