O Padre Eduardo Sá Teles (MIPK) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Jr 15,10.16-21) e o Evangelho de hoje (Mt 13,44-46).
Padre Eduardo destaca que no Evangelho de hoje, Jesus nos apresenta duas pequenas parábolas, mas de grande importância e alegria na nossa vida espiritual. Essas nos falam sobre o Reino do Céus, que é algo escondido. É preciso buscá-lo na nossa vida até encontrá-lo.
Quando encontramos esse tesouro, sentimos uma grande alegria e fazemos de tudo para conservá-lo. Deus se esconde, para que nós, na nossa vida espiritual, o desejemos constantemente. Quando nós o encontramos, sabemos que é o próprio amor que se revela.
Só o encontramos à luz da fé e Ele se alegra, então fazemos de tudo para conservá-lo. Esse vender tudo, quer dizer que quando encontramos o tesouro renunciamos às coisas do mundo. É o desprendimento da vida terrena, dos sonhos, dos desejos, porque aquilo se torna algo de mais importante e valioso.
A fé e o próprio Deus são valiosos para nós. É uma experiência de amar e ser amado. Esse tesouro está dentro do nosso coração. Quando entendemos que Deus habita em nós e podemos amá-lo e aí sim encontramos o tesouro.
Deus se manifesta no silêncio do nosso coração, quando os barulhos do mundo se calam dentro de nós e pela fé cultivamos o amor do Senhor.
Jesus nos convida a isso, ir buscar um bem melhor, a renunciar a tudo por causa desse bem maior. Quando encontramos esse bem é a felicidade completa. Por isso devemos clamar sempre pela luz da fé. Jesus renunciou a tudo e nos mostrou esse caminho da verdadeira felicidade.
Que possamos procurar, mas quando encontrarmos, devemos permanecer nele, apesar das dificuldades e dos problemas, porque tudo pode ser superado depois que encontramos o nosso tesouro.
Transcrição Marta Romero
São Pedro e São Paulo
Na liturgia, hoje celebramos a festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo. De perseguidor dos cristãos, Paulo transformou-se num dos maiores defensores do cristianismo. Hoje, carinhosamente também nos lembramos do Santo Padre o Papa Leão XIV, o legítimo sucessor de São Pedro.
Festa da Santíssima Trindade
Hoje a Igreja comemora uma grande festa, que nos enche de alegria. Comemoramos hoje a unidade. Celebramos a Festa da Santíssima Trindade: Deus, que é Pai, que é Filho, e que é Espírito Santo.
Domingo de Pentecostes
Hoje celebramos Pentecostes. Completam-se cinquenta dias da Páscoa da Ressurreição de Jesus. Quase dois meses depois que Jesus se foi, nós encontramos seus discípulos trancados no cenáculo, por medo dos judeus.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.