A Santa Missa

A lei de Deus deve ser cumprida com amor e misericórdia

O Frei Alexandre em sua homilia de hoje, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, comentou a Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9) e o Evangelho (Mt 5,17-19).

Escrito por Espiritualidade

15 MAR 2023 - 11H27

A liturgia de hoje nos fala sobre as leis e os preceitos de Deus. Essas leis ajudam a cada um de nós, homens e mulheres a caminhar bem perto de Deus, ou seja, deixar Deus comandar a nossa vida. Na primeira leitura vimos que Moisés ao receber os mandamentos, tinha a missão de ensinar a caminhar retamente. Ao mesmo tempo esse ensinamento iria passando de geração em geração. Só que não foi bem assim que aconteceu. Vemos que ao longo da história, mesmo Moisés, avisando sobre as leis de Deus, o povo começa a se desviar e a deturpar as leis para o seu próprio interesse. Infelizmente é o acontece, o povo se esquece de Deus. Com a chegada de Jesus, ele adverte e trás novamente a essência da Palavra, ou seja, garante a validade das promessas e dos mandamentos que Deus deixou a Moisés e a todo o povo de Israel. Exatamente nesse ponto, o povo perguntava, se Jesus iria abolir as leis recebidas do próprio Deus. Jesus explicava que Ele não veio para abolir as leis, Ele veio para dar-lhes pleno cumprimento e atualizá-las. A lei deve ser cumprida, vivendo o amor, a compaixão e a misericórdia. A doutrina e as leis continuam válidas, mas podemos e devemos compreendê-las e vivê-las de modo mais profundo. O Evangelho continua a ser a Boa Notícia, ainda hoje, no meio da nossa história.

Amém.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.