Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 24 JUL 2020 - 11H28

O verdadeiro Messias

Jesus era o Messias esperado, mas não da forma que esperavam




Confira na íntegra a homilia do Frei Sebastião desta quinta-feira:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 23 07 2020


Quem escreve esse Evangelho de hoje, no caso de hoje São Mateus, escreveu para os hebreus e os judeus. Eles haviam rejeitado Jesus. No Antigo Testamento, o profeta estava dizendo o que aconteceu com Jesus, contudo, isso não foi escrito no mesmo dia em que Jesus pronunciou essas palavras, talvez uns 30 ou 40 anos depois.

A realidade do Evangelho já era aceita ou rejeitada. Então, São Mateus quis escrever a Boa Nova para o povo hebraico, vendo que Jesus era aquele que realizou todas as promessas feitas pelos profetas, que Ele era o Messias esperado, mas não da forma que esperavam que fosse, aquele que iria levar em frente o povo de uma forma social, militar. Não. Como sabemos, Jesus tinha um jeito diferente. Não O reconheceram e acabaram matando-O. O que levou Jesus à crucificação foi o modo que as pessoas idealizavam o messias. Vejam como isso é sério!

Portanto, a posição de Jesus vai um além daquele tempo cronológico, ela foca um pouquinho mais na dimensão dos acontecimentos. Para entender o que Jesus quer dizer, temos que acolhê-Lo e torná-Lo parte da nossa vida. Não é suficiente ouvir falar Dele, tem que ter uma opção para Ele.

Qual era a diferença entre as multidões que seguiam Jesus e os apóstolos? Os apóstolos optaram ficar com Jesus. É verdade que tiveram muitas dificuldades, não obstante a isso foram fiéis. Então, Jesus dizia que foi dado a eles entender essas coisas. Enquanto aos outros não, porque às vezes o seguiam por interesse até de cura ou talvez numa expectativa social, porque infelizmente a ideia do messias tinha sido bastante poluída nesse sentido.

Para nós, agora o que quer dizer Evangelho? Ele quer nos sacudir! Porque para entender Jesus, precisa sair um pouquinho do universalismo da religião. Aproxime-se de Jesus; caia em si e pense; reze, leia, medita e escute; então você se íntimo de Jesus. Até o padre, se não fizer isso acaba sendo só um alto falante. Vocês já ouviram gravações? Sim, tem muitas, porém quem fala não está nem aí. Mas o que Deus quer é o seu coração. Quer encontrar você, e nesse encontro, você vai entender tudo, vai ver a história dos acontecimentos. A sua leitura é o Espírito Santo e o que Ele faz entender, através dos seus olhos, seu coração, seu ouvido. É muito importante isso! Senão o Evangelho parece um enigma que quem escuta acredita que Jesus está rejeitando as pessoas. Ao contrário, vamos lá, vamos ser mais íntimos de Jesus, vamos parar e pensar no que significa isso. Não fique assim no genérico. Que a sua vida seja vivida com mais intimidade com Jesus.

É um padre que fala é claro! Tem mais condições de falar isso, mas eu falo porque é necessário. É preciso alertar, senão a gente faz parte dessa multidão que escuta, e não entende.

O que é a religião para vocês? Vemos que tem muitos mudando de religião, muda sim. Hoje em dia é fácil mudar de religião - É bem mais fácil do que mudar de time de futebol. Que coisa! - Você conhece muitos que mudaram de religião, e talvez ninguém que mudou de time. O que significa isso? Significa que Jesus está falando hoje no Evangelho. Não podemos levar Jesus, assim de uma forma “água com açúcar”. Para! “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” fala São Paulo.

O Cristianismo é uma decisão de fé na pessoa de Jesus. Também São Paulo fala: “Vocês não são sábios pela lei de Moisés, mas pela fé em Jesus Cristo”. Para ter fé em Jesus Cristo precisa viver com Ele; ter tempo para estar perto de Jesus; ouvir o que Ele tem a dizer e tudo isso é na oração que conseguiremos. Amém.

Oração depois da comunhão

Estamos aqui em frente à Jesus, presente no tabernáculo, e no nosso coração pela Eucaristia e presente pelo amor. É Cristo que fala hoje para nós com a intimidade com que Ele falou com seus apóstolos. Sim! Ele nos revela o sentido da Sua mensagem. Ele nos revela Ele mesmo. “Porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. “ Ele não veio para separar, mas nós só podemos viver a nossa vida em comunhão com Ele e com os nossos irmãos. Nossa Senhora, a mãe Dele vem com a gente, por isso vamos renovar a nossa consagração a ela.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.