Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 24 JUL 2020 - 11H32

Os irmãos de Jesus

A palavra "irmão" na bíblia tem sentido de família


Todos nós somos irmãos de Jesus e Nossa Senhora é nossa Mãe


Confira na íntegra a homilia que Frei Sebastião fez nesta terça-feira:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 21 07 2020


Diversas vezes já falamos sobre o sentido de "irmãos" e "irmãs" na bíblia, Jesus tinha os "irmãos" que na verdade eram os familiares mais próximos Dele, e não irmãos de sangue, pois isso inclui todos os familiares, como primos, etc.

No Evangelho de hoje acontece um fato um pouco estranho. Jesus ao mesmo tempo que faz um elogio à Sua mãe Ele nos valoriza. Isso é bonito, pois ao mesmo tempo em que Ele elogia, elabora assim uma descoberta muito bonita que reflete a mentalidade de Deus, que é surpreendente. "Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos? São aqueles fazem a vontade de meu pai." Olha que alternativa maravilhosa que Jesus está dando. Não dá tanta importância a uma relação sanguínea de parentesco, mas a uma opção de vida, uma adesão à vontade do Pai. Isso é para todos nós! Ninguém pode exigir ser irmão de sangue de alguém, se não for de verdade. Mas Jesus fez esse milagre e prova que, pela fé podemos ser todos irmãos.

A fé realmente, em Jesus é a fonte de uma nova vida. Sabemos que esta manifestação de Jesus é o elogio mais bonito à Sua mãe. Ele viveu 30 anos com Nossa Senhora, ela foi quem Deus escolheu e ela o aceitou. "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". E Santa Isabel aclamou: "Feliz és tu porque acreditou." A Virgem Santíssima será sempre um modelo de maternidade verdadeira e de amor, independente de grau parentesco.

Tenho certeza que, naquele momento, Nossa Senhora não ouviu o comentário de Jesus, mas os outros ouviram. Disseram a Jesus: "Lá fora estão a tua mãe e teus irmãos. Eles estão te procurado." Então Jesus respondeu. "Aquele que faz a vontade do meu Pai é minha mãe e meu irmão”.

Jesus quis dar uma resposta adequada a você e a mim. Ele nos aproxima ao máximo de parentesco, que é ser a mãe de Jesus. Isso é muito importante! Jesus acaba de me chamar de mãe Dele. Isso é incrível! Porque eu estou levando Jesus para os outros, é essa a Vontade de Deus, que todos O conheçam e O recebam. Vejam! São Maximiliano Kolbe disse: “Conquistar o mundo inteiro a Cristo pela intercessão e mediação da Imaculada.” Isso significa levar Jesus, como se estivéssemos levando uma criança, o Salvador do mundo que pode salvar a todos.

Você na sua vida e no seu jeito de trabalhar, nem imagina o quanto você é agradável a Deus. Jesus fala: “Esta é a minha mãe.” Portanto, você que trabalha e que luta pelo Evangelho, você é o mais próximo e mais íntimo de Jesus Cristo.

A primeira leitura também é linda! Aquele Deus pronto para castigar é um Deus que esquece os pecados, um Deus que quer misericórdia. É muito bonita essa primeira leitura. Mostra o rosto de Deus. Claro para obter misericórdia e perdão, você tem que procurar. Se você está com fome e tem uma mesa cheia de comida, se quiser aproveitar, tem que se aproximar e comer. Assim é a misericórdia, tem que se aproximar de Deus para obtê-la.

O meu pensamento hoje é sobre viver a vida, momento por momento, com amor. Construir a nossa vida como aquele jogo de quebra-cabeça, ir juntando pecinha por pecinha. Então a nossa vida é feita de momentos. Cada momento vivido entra num novo projeto. Viver cada momento com amor e com intensidade, porque o passado já se foi, não podemos redimir o passado; o futuro está nas mãos de Deus, mas o hoje está nas nossas mãos, é o momento presente. Então vamos tornar a nossa vida esta reposta a Jesus. Estamos aqui, pois fazemos a vontade do Pai. Isso deve ser vivido momento por momento; respiro por respiro; passo por passo e com a Imaculada. Vamos construir uma vida maravilhosa. Pensemos nisso, se olhamos muito o passado, não andamos para frente. Eu não olho muito o passado, olho o presente, temos que andar direitinho senão, sem querer caímos num buraco. Vamos dar valor à vida ao momento presente.

Olhar o passado, com misericórdia sim. Mas, deixe por conta de Deus, que Ele se vire... Coloque tudo nas mãos Dele. O momento presente é meu, para vivê-lo com amor, porém sei que não estou sozinho, estou com Jesus e Nossa Senhora. O futuro entrego nas mãos de Deus. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.