O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Jr 2,1-3.7-8.12-13) e o Evangelho de hoje (Mt 13,10-17).
Frei Sebastião destaca que no Evangelho de hoje perante o pronunciamento de Jesus, parece que Ele escolhe alguns para que sejam beneficiados e a outros fecham os ouvidos.
Não é assim, Jesus fala aos apóstolos mostrando que aqueles que ouvem com abertura e disponibilidade de ser acolhedor da Palavra, esses são beneficiados. Tanto é verdade que o Filho de Deus falava em parábolas, mas depois as explicava para os apóstolos.
Vemos que na Bíblia, todos os que têm boa vontade de receber a mensagem serão os beneficiados, a outros que ouvem somente para criticar, ou por curiosidade, então o Espírito Santo não penetra e as palavras se tornam superficiais.
Estamos aqui porque queremos realmente que a Palavra de Deus seja útil, por isso temos que ter essa atitude de escuta. A Palavra de Deus não é somente a palavra escrita em um livro, sabemos que o Senhor nos fala de muitas maneiras.
Na leitura temos que ter os olhos abertos, pois tudo é Palavra de Deus. São Palavras fortes que mexem com a gente, porque nossa atitude muda, quando vemos um pobre, alguém que sofre, ou quando vemos alguma coisa que não está de acordo com aquilo que deve ser, passamos a fazer uma leitura a partir daquilo que nós realmente queremos.
Nossa vida é assim, leitura, compreensão e atitude. Não precisa estar em um púlpito para dar respostas, pois essa pode ser silenciosa, que vem do coração. Muitas vezes não entendemos, mas sentimos aquela confiança em Deus.
Entender, porque Deus permite algumas coisas. Naqueles momentos não temos palavras para explicar, mas quando estamos em sintonia com Deus, realmente, até a Cruz de Cristo tem sentido, mas para quem não está com Jesus, a Cruz é o fim, enquanto para Ele foi só um recomeço.
Não existem orações mágicas para resolver problemas, pois é algo que deve ser vivida com fé. A oração sempre traz duas coisas, a luz e a força, mas não é uma varinha mágica. Nos faz enxergar melhor as coisas e nos dá forças para superar os problemas. Temos que ter muita humildade e disponibilidade para a Palavra de Deus, porque Essa é a nossa vida.
Transcrição Marta Romero
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
São Maximiliano: um grande sinal no céu
Nossa vida é uma caminhada cheia de sinais de Deus. São Maximiliano, que a Igreja celebra no dia 14 de agosto, compreendeu esses sinais e deu significado divino a cada um dos seus gestos, mesmo em seu martírio. Acesse e venha meditar com a gente a caminhada de fé do padroeiro da MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.