O Padre Eduardo Sá Teles (MIPK) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3) e o Evangelho de hoje (Jo 2,1-11).
Padre Eduardo destaca que no dia 8 de cada mês, na MI é costume fazer a celebração de uma missa especial dedicada à Nossa Senhora, por isso as leituras não conferem com a liturgia do dia. Todos os dias oito do mês são dedicados à Virgem Imaculada, essa é a nossa devoção, fazer memória perpétua à Nossa Senhora.
A liturgia de hoje nos remete a um título, uma reverência à Maria, porque ela é intercessora. Maria que intercede pelos seus filhos. Às vezes encontramos uma divergência, de que existe apenas um intercessor que é Jesus. Sim Ele é único e sendo o próprio Deus, já sabe tudo, é o intercessor por excelência.
Na fé cristã católica temos Maria com intercessora. Jesus é o caminho da salvação e a Virgem Maria que O gerou, conhece muito bem o coração do seu Filho.
Vemos na primeira leitura a figura de Ester, sabendo que seu povo estava sofrendo, e quando ela encontra essa graça diante do rei, ela pede pelo seu povo e pela vida dela.
Assim também Maria sente a maior tristeza, quando o homem se afasta de Deus e busca a felicidade mergulhando nos prazeres do mundo, esquecendo do Senhor. Mesmo assim, ela pede a misericórdia e a paciência de Jesus para o seu povo.
Nós também quando nos falta a alegria e o entusiasmo, podemos e devemos recorrer à Maria ela, intercedendo por nós junto a Jesus, nos devolve o vinho da alegria que está faltando na nossa vida.
Transcrição Marta Romero
3o Domingo da Páscoa - “Ao repartir o pão, reconheceram Jesus!” - (Lc 24, 13-35)
Estamos ainda vivendo o período Pascal. O tempo Pascal vai até o Domingo de Pentecostes, por isso dizemos que hoje é o terceiro Domingo da Páscoa e não o terceiro Domingo depois da Páscoa. Acompanhe agora o Evangelho comentado por Jorge Lorente.
2º Domingo da Páscoa – “Nós vimos o Senhor!” (Jo 20, 19-31)
A liturgia de hoje nos fala do encontro de Jesus com seus apóstolos no cenáculo.
Meditações da Semana Santa – Retiro Quaresmal 2026
Ao chegar à Semana Santa, somos convidados a entrar mais profundamente no mistério central da nossa fé, acompanhando de perto os passos de Cristo em sua entrega por amor. Nesta semana, a Palavra nos conduz da cruz à vida nova, revelando um amor que transforma tudo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.