Formação

Arte Sacra ou Sagrada Arte?

Desde o início dos tempos, o homem reproduz em suas manifestações artísticas sua religiosidade dando origem a Arte Sacra

Escrito por Espiritualidade

17 MAI 2021 - 00H00

A arte a serviço da Fé. Essa é a melhor definição de Arte Sacra ou Sagrada Arte, falarmos sobre arte e sua conexão com a fé é uma conversa sem fim, um amor contínuo que se vislumbra em nosso ser, assim como falarmos de nossos filhos, como são lindos, como são inteligentes.

Pode parecer uma comparação estranha, mas não é, a arte a serviço da fé é uma relação continua com o ser humano, desde os primórdios do homem (no sentido de humanidade) encontramos manifestações artísticas as quais nos indicam como as pessoas naquele momento histórico entendiam o conceito de sagrado e o representavam artisticamente.

Em todas as religiões e povos, de todos os tempos históricos a manifestação artística e a religiosidade caminhavam juntas, como diz a Sagrada Escritura (Gn 4, 4), Deus aceitou a oferta de Abel mas não aceitou a oferta de Caim. Sem entrar nas discussões teológicas referentes a esse momento nos apresenta, mas entendo que, Abel escolheu o melhor a ofertar a Deus e o mesmo não fez Caim, assim posso dizer que Abel estava mais determinado em apresentar uma oferta que proporcionasse a Deus uma experiência sensorial (visual, auditiva, olfativa, tátil), essa é a chave para entendermos arte, quais são as experiências, sensações, sentimentos que a arte nos revela?

Essa preocupação na composição de uma oferta é arte, como vou ofertar a um Ser Onipresente, Omnisciente e Onipotente, passo a “caprichar” mais em minha oferta, pronto; assim nasceu a arte sacra. Um objeto, um adereço, um espaço, que quando entro em contato me remete ao Sagrado que é Deus.

Entretanto, as vezes não entendemos as representações artísticas, as consideramos absurdas ou como se diz atualmente, “sem noção” ou coisas do tipo. Aí adentramos ao espaço que necessita de atenção aos se observar e analisar, estamos falando de um estilo, do custo, da representação que um determinado artista entende ou entendeu do que é arte e do que é sagrado em um determinado momento histórico ou para um determinado artista.

Há alguns anos tive a oportunidade de visitar Veneza, cidade dos amantes, do romance, etc... Entretanto quando cheguei na praça principal de Veneza, a famosa praça de São Marcos eu somente conseguia imaginar o sofrimento do evangelista (São Marcos) ao ser arrastado pelas bigas romanas naquele imenso espaço. O que eu quero dizer com esse exemplo é, que seu conhecimento prévio também interfere, ajuda ou não, a entender melhor o que está sendo apresentado.

Quando vemos uma Cruz, sobre o quê, quando, quem podemos relacionar essa imagem? A crucifixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa relação entre um objeto e sua representação é arte sacra.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.