Como ler e não ler a Bíblia? Como ela está organizada? Como, onde e quando nasceu? Em quais idiomas foi escrita? O que é inspiração bíblica? Quais os principais gêneros literários da Bíblia?
A Bíblia do grego significa “biblion” que poderia ser traduzido por biblioteca, ou seja, muitos livros. Esses livros foram escritos por diversas pessoas e em lugares diferentes e, também, são de gêneros literários muito variados. Há livros que são mais históricos, outros de salmos, proféticos, sapienciais, cada um deles com um objetivo próprio. Conhecer a história do desenvolvimento da Bíblia é importante para que possamos ir compreendendo que Deus revelou-se entre nós, acompanhando-nos na História, falando por meio daqueles que escolheu para conduzir o povo, depois pelos profetas, reis, e por fim, falou-nos por meio do Seu Filho.
Quem quer ler a Bíblia do jeito certo precisa mais que conhecer, sentir e saborear internamente a doce emoção que, só de pensar em Deus, sente em seu coração e assim encontrar na Palavra o discernimento necessário para saber como agir conforme o Espírito de Jesus. Quando vamos aprendendo a entender que antes de ser escrito o texto bíblico, ele foi vivido, contado pelos mais velhos e depois registradas as experiências que o povo de Israel fez com Deus, então, vamos compreendendo que os livros não são iguais, pois foram escritos em lugares diferentes e por pessoas diferentes, e portanto, os livros têm objetivos diferentes também.
Devemos ler a Bíblia segundo o Espírito de Jesus, essa é a verdadeira inspiração da Bíblia, isto é, para nós que cremos, no Cristo revelou-se plenamente Deus, e Ele comunicou a nós o seu Amor. Por isso, quando formos ler a Bíblia, precisamos discernir segundo o Espírito de Jesus que é sempre de defesa da vida e a favor da justiça aos mais pobres, pois Ele ama de verdade, sem fazer distinção de pessoas, pois Ele é misericordioso. Não devemos ler a Bíblia apenas pela letra, ao pé da letra, pois quem segue a letra sem discernir segundo o Espírito, pode até matar o outro. Ler a Bíblia com o Espírito de Jesus é fazer diferente, é soltar as pedras, é acolher os pecadores, saber-se pecador também, e fazer a experiência do amor de Deus que gera vida e paz.
Quem lê sem o Espírito de Jesus, não lê como discípulo ou discípula Dele, e sim, como seus acusadores, como lia a Lei os fariseus, mestres e doutores da lei, isto é, com as pedras nas mãos, prontos para atirar sobre quem julgavam pecadores.
Infelizmente, a Bíblia já foi usada para justificar guerras, violências contra os povos originários do Brasil, os indígenas e quilombolas, e outras barbáries, e o pior é que continua sendo usada para justificar violências contra grupos diversos da sociedade. Como não sofreu e sofre a mulher ainda! Praticamente, em muitas situações, continua sendo apedrejada, e isto se faz em nome
Fonte: Jovem Mílite
Rezemos com Nossa Senhora
Neste mês mariano, percorra um itinerário de fé e oração conosco, rezando sob a intercessão da Virgem Maria!
3º Domingo da Páscoa
Um velho ditado popular diz que: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Na verdade, Deus ajuda sempre, não escolhe hora, porém no evangelho de hoje, Jesus aparece aos apóstolos, antes do sol raiar. Era madrugada, estavam cansados, com fome e com sono, porém insistiam em lançar suas redes. Eram pescadores experientes, devem ter lançado a rede por todos os lados do barco. Tentaram a noite toda e nada, mesmo assim não desistiram.
Mistérios Dolorosos - Jesus morre na Cruz
Reze e contemple com a devoção mariana
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.