Formação

A Bíblia: muito mais que um livro

Escrito por Padre José Antonio Boareto

19 JUN 2023 - 00H00

Freepik

Perguntas

Como ler e não ler a Bíblia? Como ela está organizada? Como, onde e quando nasceu? Em quais idiomas foi escrita? O que é inspiração bíblica? Quais os principais gêneros literários da Bíblia?

Bible Topics

      • A Bíblia que chegou até nós foi a tradução elaborada por São Jerônimo que contou com a colaboração de duas mulheres, Paula e Eustóquia, para realizar seu trabalho.
      • A Vulgata (a Bíblia traduzida de São Jerônimo) era a mais usada em toda a Idade Média até por volta de 1521, quando Martinho Lutero passou a atribuir autoridade canônica de Palavra de Deus somente aos livros do Antigo Testamento originalmente escritos em hebraico e isto porque ele combatia certas práticas como a indulgência, a aceitação de ofertas pelo perdão dos pecados e pela salvação que eram justificadas com passagens de Macabeus, Tobias e Daniel
      • A Bíblia “protestante” conta com 66 livros e a católica com 73 livros, e estes foram instituídos pelo Concílio de Trento (1545-1563).

Biblioteca

A Bíblia do grego significa “biblion” que poderia ser traduzido por biblioteca, ou seja, muitos livros. Esses livros foram escritos por diversas pessoas e em lugares diferentes e, também, são de gêneros literários muito variados. Há livros que são mais históricos, outros de salmos, proféticos, sapienciais, cada um deles com um objetivo próprio. Conhecer a história do desenvolvimento da Bíblia é importante para que possamos ir compreendendo que Deus revelou-se entre nós, acompanhando-nos na História, falando por meio daqueles que escolheu para conduzir o povo, depois pelos profetas, reis, e por fim, falou-nos por meio do Seu Filho.

Texto e Contexto

Quem quer ler a Bíblia do jeito certo precisa mais que conhecer, sentir e saborear internamente a doce emoção que, só de pensar em Deus, sente em seu coração e assim encontrar na Palavra o discernimento necessário para saber como agir conforme o Espírito de Jesus. Quando vamos aprendendo a entender que antes de ser escrito o texto bíblico, ele foi vivido, contado pelos mais velhos e depois registradas as experiências que o povo de Israel fez com Deus, então, vamos compreendendo que os livros não são iguais, pois foram escritos em lugares diferentes e por pessoas diferentes, e portanto, os livros têm objetivos diferentes também.

Espírito de Leitura

Devemos ler a Bíblia segundo o Espírito de Jesus, essa é a verdadeira inspiração da Bíblia, isto é, para nós que cremos, no Cristo revelou-se plenamente Deus, e Ele comunicou a nós o seu Amor. Por isso, quando formos ler a Bíblia, precisamos discernir segundo o Espírito de Jesus que é sempre de defesa da vida e a favor da justiça aos mais pobres, pois Ele ama de verdade, sem fazer distinção de pessoas, pois Ele é misericordioso. Não devemos ler a Bíblia apenas pela letra, ao pé da letra, pois quem segue a letra sem discernir segundo o Espírito, pode até matar o outro. Ler a Bíblia com o Espírito de Jesus é fazer diferente, é soltar as pedras, é acolher os pecadores, saber-se pecador também, e fazer a experiência do amor de Deus que gera vida e paz.

Sed Contra

Quem lê sem o Espírito de Jesus, não lê como discípulo ou discípula Dele, e sim, como seus acusadores, como lia a Lei os fariseus, mestres e doutores da lei, isto é, com as pedras nas mãos, prontos para atirar sobre quem julgavam pecadores.

Palavra da Vida

Infelizmente, a Bíblia já foi usada para justificar guerras, violências contra os povos originários do Brasil, os indígenas e quilombolas, e outras barbáries, e o pior é que continua sendo usada para justificar violências contra grupos diversos da sociedade. Como não sofreu e sofre a mulher ainda! Praticamente, em muitas situações, continua sendo apedrejada, e isto se faz em nome

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre José Antonio Boareto, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.