Resplendente de glória, Jesus conversa com Moisés e Elias. Lucas imprime uma característica própria à narração, exprimindo o conteúdo do diálogo: “falavam de seu êxodo que devia se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31).
O termo “êxodo”, presente somente nessa frase em toda obra de Lucas, indica que o caminho de Jesus rumo à cidade santa (9,51-24,53), onde será preso e morto, deve ser compreendido à luz do Livro do Êxodo. Isso significa que mediante sua morte humilhante, ressurreição e ascensão ao céu, Jesus realiza a libertação definitiva.
A generosa disposição de Pedro em armar uma tenda para Jesus, outra para Moisés e outra ainda para Elias, esconde o medo de seguir Jesus em seu “êxodo” rumo a Jerusalém, cenário da paixão. Fascinado pela glória imediata que contempla, Pedro rejeita o sofrimento e a morte. “É bom estarmos aqui!” Para que ir a outro lugar? Vamos permanecer! Ele quer a companhia de Jesus, mas sem a cruz!
Porém, visto ser ela o único acesso à luz da ressurreição prefigurada pela transfiguração, o Pai, a quem Jesus rezou e por quem foi transfigurado, faz ouvir a sua voz: “Este é o meu Filho, escutai-O”. É ouvindo a palavra de Jesus que os discípulos também serão transformados, não externamente, mas no desejo de seus corações. A obediência à palavra de Jesus conservará para eles a luz da transfiguração nos momentos tenebrosos que envolverão a vida deles e do Mestre.
Fonte: O Mílite
26º Domingo do Tempo Comum l 29 de setembro de 2024
Neste Evangelho encontramos algo ainda muito comum em nossos dias. Deparamo-nos com pessoas que se dizem discípulos de Jesus proibindo alguém de fazer o bem, por não pertencer ao seu grupo, à sua igreja. Já pensou? Não podia fazer o bem, por não pertencer ao seleto grupo de apóstolos.
25º Domingo do Tempo Comum l 22 de setembro de 2024
No Evangelho de hoje Jesus nos fala dos verdadeiros valores do Reino de Deus. Jesus está a caminho de Jerusalém, não para conquistar um reino deste mundo, mas para dar a sua própria vida para nos salvar.
24º Domingo do Tempo Comum l 15 de setembro de 2024
Jesus e seus discípulos estão no caminho de Cesaréia de Felipe, e Ele decide que é hora de testar o conhecimento de seus discípulos quanto à sua pessoa. Jesus então vai direto ao assunto com esta pergunta: “Quem dizem as pessoas que eu sou?”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.