Resplendente de glória, Jesus conversa com Moisés e Elias. Lucas imprime uma característica própria à narração, exprimindo o conteúdo do diálogo: “falavam de seu êxodo que devia se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31).
O termo “êxodo”, presente somente nessa frase em toda obra de Lucas, indica que o caminho de Jesus rumo à cidade santa (9,51-24,53), onde será preso e morto, deve ser compreendido à luz do Livro do Êxodo. Isso significa que mediante sua morte humilhante, ressurreição e ascensão ao céu, Jesus realiza a libertação definitiva.
A generosa disposição de Pedro em armar uma tenda para Jesus, outra para Moisés e outra ainda para Elias, esconde o medo de seguir Jesus em seu “êxodo” rumo a Jerusalém, cenário da paixão. Fascinado pela glória imediata que contempla, Pedro rejeita o sofrimento e a morte. “É bom estarmos aqui!” Para que ir a outro lugar? Vamos permanecer! Ele quer a companhia de Jesus, mas sem a cruz!
Porém, visto ser ela o único acesso à luz da ressurreição prefigurada pela transfiguração, o Pai, a quem Jesus rezou e por quem foi transfigurado, faz ouvir a sua voz: “Este é o meu Filho, escutai-O”. É ouvindo a palavra de Jesus que os discípulos também serão transformados, não externamente, mas no desejo de seus corações. A obediência à palavra de Jesus conservará para eles a luz da transfiguração nos momentos tenebrosos que envolverão a vida deles e do Mestre.
Fonte: O Mílite
Ano jubilar marca os 800 anos da morte de São Francisco de Assis
Celebração na Basílica de Santa Maria dos Anjos marcou início da última etapa de comemorações ligadas ao santo italiano; Papa proclamou ano jubilar especial.
Batismo do Senhor – (Mt 3, 13-17)
Celebramos a festa do Batismo de Jesus. Nas águas do rio Jordão, Jesus é batizado por João Batista. João ministrava um batismo de penitência e de conversão. O batismo de João preparava o povo para a chegada do Messias. Mas, sendo Jesus o próprio Messias, havia necessidade de ser batizado? Será que Jesus precisava de conversão?
O hábito da Fé
A fé é uma das virtudes teologais. E por isso, ela deve ser um hábito diário e não somente um recurso para quando estamos aflitos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.