Formação

Mais do que um fio de cabelo

Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vós’” (Lc 22, 19-20).

Jorge Lorente

Escrito por Jorge Lorente

13 JUN 2023 - 00H00

Freepik

Neste mês, nós celebramos a solenidade de Corpus Christi, além das tradicionais festas juninas. Isso me fez lembrar que, em 1999, as relíquias de Santo Antônio percorreram todo Brasil. Enquanto esteve visitando a Diocese de Santo André, eu tive a oportunidade de sentar-me ao lado da imagem de Santo Antônio, e ter com ele uma longa conversa.

“Que maravilha, Santo Antônio, nunca vi nada igual! São milhares de pessoas, que vêm visitá-lo, a fila parece não ter fim. Os olhos das pessoas brilham ao tocar em suas relíquias. Percebe-se uma mistura de alegria e lágrimas no rosto dos visitantes. Gente de todos os cantos da cidade está chegando de ônibus e carros lotados. Tem gente com muletas e até com cadeiras de rodas. É incrível! Estou emocionado!”

Como ele só me olhava, e nada respondia, eu fui direto ao assunto: “Sabe, Santo Antônio, eu acho que em cada paróquia, deveria ter uma parte da sua relíquia. Assim as igrejas estariam sempre lotadas, as pessoas rezariam mais, milhares de conversões aconteceriam e a humanidade se aproximaria mais de Deus”.

Depois disso, docilmente, ele olhou para mim e decidiu falar: “Jorge, preste atenção: se um pedacinho do meu corpo atrai tanta gente, provoca todo esse tumulto e converte tantas pessoas, já imaginou se nós tivéssemos, como relíquia, apenas um fio de cabelo de Jesus Cristo?”

“Nossa, seria o maior sucesso, as pessoas viriam de todas as partes do mundo para se aproximar e tocar no cabelo de Jesus! Peregrinos e mais peregrinos chegariam a cada instante. As orações seriam ininterruptas ao seu redor. Muitas almas seriam salvas por causa desse único fio de cabelo. Pena não existir, né?”

“Pois vou lhe contar um segredo - disse ele. Quer salvar a humanidade? Conte para todo mundo que nós temos mais do que um fio de cabelo de Jesus. Use os meios de comunicação e conte que temos também os seus olhos, seus ouvidos e o seu coração!”

Eu não acreditava naquilo que estava ouvindo, parecia um sonho. Santo Antônio não iria mentir e, se aquilo que dizia era verdade, estava ali a salvação da humanidade. O mundo inteiro iria aproximar-se de Jesus para tocar as suas relíquias. O mundo todinho iria aproximar-se de Deus. Já meio angustiado, pela curiosidade, eu quis saber mais: “Olhos, ouvidos e coração? Conta logo Santo Antônio! Estão todos em Pádua?”

“Não só lá, Jorge, em qualquer local do mundo estão também a sua boca, seus braços e pernas. O seu corpo e o seu sangue estão intactos e preservados na Eucaristia”. Com muita vibração me disse isso e complementou: “A humanidade precisa conhecer o Corpo Eucarístico de Cristo. Quando o mundo todo souber da sua existência, e do seu valor, com certeza, não medirá esforços, e virá a pé ou com cadeira de rodas, virá com muletas e até mesmo se arrastando para encontrar Jesus. A humanidade fará qualquer sacrifício para estar sempre bem próxima da maior e mais valiosa de todas as relíquias”.

E, esboçando um ligeiro sorriso, me disse algo que jamais esquecerei: “E aí, Jorge, está disposto a me ajudar a levar essa boa notícia ao mundo?” E você leitor(a), qual é a sua resposta para esse desafiante convite? Venha se juntar a nós. Sem a sua ajuda, jamais poderemos levar Jesus aos milhares de corações e lares que ainda desconhecem o Amor.

Fonte: O Mílite

Escrito por:
Jorge Lorente
Jorge Lorente

Locutor da Rádio Imaculada, colunista e escritor de vários livros consagrados. Seu último lançamento foi a obra "Maria, mãe e mulher".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jorge Lorente, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.