Formação

Novena de Natal

A Novena de Natal é uma forma de nos prepararmos em oração para a chegada do Senhor. Organize-se com sua família ou comunidade e prepare-se para o nascimento do Deus Menino!

Escrito por Espiritualidade

12 DEZ 2023 - 08H00 (Atualizada em 12 DEZ 2023 - 11H11)

DIANTE DO PRESÉPIO COM A IMACULADA

A Novena de Natal é uma preparação, uma bela experiência em família ou nas comunidades. Em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, ela nos estimula a conversão aos caminhos do Senhor, desperta para a espera vigilante e dispõe a acolher com alegria o Deus que veio, que vem, continuamente, e que ainda virá, conforme Jesus prometeu.

Sabemos que não há ninguém melhor que Nossa Senhora, para nos preparar para o Natal de seu Filho Jesus.

Meditemos estas palavras de São Maximiliano, diante do Presépio:

“O que pensavas Tu, ó Imaculada, no momento em que pela primeira vez depuseste o divino Menino naquele pouco de feno? Quais sentimentos inundavam o teu coração enquanto o envolvias em faixas, o estreitavas ao Coração e o amamentavas em teu seio?” SMK

Diante do presépio, vamos mergulhar no coração da Imaculada e sentir o amor incomensurável que habitava na sua alma naquela Gruta em Belém.

• Oração Inicial (para todos os dias)

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Virgem do ‘sim’ fecundo, tu que fecundaste o Verbo de Deus e O levaste em teu seio durante nove meses, sentindo - O palpitar e crescer dentro de ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.

Nestes dias que antecedem o nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-te, queremos estar contigo para aprender de ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.

Maria, Virgem Grávida, nós te pedimos que, ao acompanhar-te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossa vida.

Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do ‘sim’, Virgem Mãe do silêncio, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo seu Filho como centro de nossa vida.

Maria pede por nós agora e sempre.

Que assim seja.

(Motivação/apelo – todos os dias) Gesto concreto:

Neste Tempo do Advento, tempo de oração, esperança e de solidariedade, também é tempo de realizar gestos concretos.

A missão da Milícia da Imaculada é conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada.

Você que nos acompanha neste momento e deseja que muitas pessoas também tenham acesso a essa maravilhosa novena em preparação ao Natal e a tantos outros momentos de oração e de evangelização, seja participante ativo na construção de mundo melhor, unindo-se a nós, fazendo parte da nossa família consagrada.

A sua doação realizada no silêncio do seu cotidiano, permitirá que o anúncio do amor de Deus e de Nossa Senhora chegue a todos os povos.

Seja um evangelizador, uma evangelizadora.

Você que já é um colaborador e já faz parte da nossa família receba a nossa gratidão em nome de Deus, da Imaculada e de milhares de pessoas que estão sendo evangelizadas graças a você e a sua doação!

Salve Maria Imaculada!

Orações para os nove dias:

Primeiro dia - A Virgem Maria, o sonho de Deus

Iniciamos, hoje, a Novena de Natal. É um tempo especial dentro de outro tempo especial, o Advento. Todos esses dias estão marcados pela espera gozosa do nascimento de Nosso Senhor Jesus. Nestes nove dias, a Igreja nos exorta a nos centrarmos mais no Senhor, olhando as atitudes de Maria e de José para aprendermos como se vive de acordo com a vontade do Pai.

Que estes dias de preparação para o nascimento do Filho de Deus nos ajudem a preparar também nosso coração, para que Ele nasça em cada um de nós. Que a nossa oração sincera seja acolhida por Deus. Amém.

Oremos à Virgem Mãe, o sonho de Deus:

Queremos estar contigo para acompanhar-te estes últimos dias de tua gestação.

Para compartilhar contigo a alegria e o gozo que sentes nesses momentos e, assim, aprender de ti como corresponder ao Senhor, como atuar de acordo com a Sua vontade, para que possamos encontrar em Teu Filho a alegria e a paz, o gozo e a plenitude da vida, que somente Ele nos pode dar.

Maria, interceda por cada um de nós. Pede a teu Filho para que nos ajude a viver estes dias com a alegria e o gozo que tiveste Tu nesses momentos do nascimento de teu Filho.

Que assim seja!

Segundo dia – O sim de Maria

Neste segundo dia da novena estamos buscando entrar no clima da Natal, Pedimos que intercedas por nós, para que, ao celebrar o nascimento de Teu Filho, Nosso Senhor, que nos sensibilize mais e mais do amor do Pai por nós e da importância do que fez Jesus; dignificando nossa vida com a Tua.

Intercede por nós, para que, neste Natal, saibamos dizer também o nosso SIM.

Oremos ao Menino Jesus

Menino Jesus, Tu, na plenitude dos tempos, quiseste nascer de uma mulher e ser um de nós, para nos demonstrar o grande e lindo valor que é ter uma Mãe, uma família, com quem partilhar a vida, sendo queridos e apoiados, crescendo como pessoas para termos sentimentos de unidade, carinho e afeto, de solidariedade e compreensão, imitando a Tua família.

Menino Jesus, Tu que tiveste uma família, abençoa a nossa e faz que, nela, os pais tenham sentimentos de entrega de amor e carinho; de interesse e sensibilidade; que se queiram e vivam um para o outro e que os filhos sintam em todo momento o amor que Tu nos tem por meio do amor dos pais. Menino Jesus, abençoa cada família e encha-as de amor e ternura, como o tiveste Tu de tua Mãe e de José.

Que assim seja.

Leia MaisNovena a Nossa Senhora AparecidaNovena de São Padre Pio De PietrelcinaNovena de Nossa Senhora do Perpétuo SocorroNovena de Nossa Senhora de Fátima Novena a São Francisco de AssisTerceiro dia - José, homem justo e fiel

Neste terceiro dia da Novena, em que nos preparamos para o Natal, vamos meditar sobre o testemunho de São José, esse homem justo e fiel. O projeto de vida de São José foi nobre e na sua nobreza pessoal e sua docilidade de espírito, deixou-se conduzir pela ação do Espírito.

Que o testemunho de José nos ajude a olhar nossa atitude no casamento e na família, e que ele nos ajude a nos aproximarmos mais do Senhor.

Oremos à São José:

Nesse momento tão difícil para ti, quando, conhecendo Maria, sabendo quem ela era, sucedia-lhe algo que tu não entendias, algo que para ti era inconcebível: como podia ela, tua prometida, ter te traído?

Nesse momento, em vez de denunciá-la, porque era impossível que ela o tivesse enganado, decidiste de arcar com toda a culpa e desaparecer, assumindo toda a responsabilidade e ser tu quem pareceria como o irresponsável.

Preferiste isso a fazer algo contra aquela mulher que esperavas como esposa, mas que agora estava esperando um filho de alguém que tu não conhecias.

José, bendita seja a tua delicadeza, tua nobreza, teu coração grande e sensível, por ser tão homem, tão digno, tão respeitoso a ti mesmo e a Maria.

Bendito seja por ter preferido sofrer as consequências do que prejudicar Maria; bendito seja por tua dignidade de homem. E por outro lado, José, ajuda os muitos casais que têm problemas, ajuda os que não sabem dialogar e encontrar a solução a dois.

Ajuda, José, para que haja paz e harmonia nas famílias.

Assim seja.

Quarto Dia: Anúncio do Nascimento de João Batista

Neste quarto dia da nossa novena meditemos sobre a experiência de Zacarias e anúncio do nascimento de João Batista.

De um lado, a atitude de dúvida e desconfiança de Zacarias; por outro, a atitude de abertura e docilidade de Maria.

Que o testemunho de Zacarias nos ajude a aprofundar a atitude que devemos ter diante do Senhor.

Oremos ao Senhor Jesus:

Senhor, é curioso ver o que fizeste com Zacarias, como não Te agradou o fato de ele ter duvidado de Ti e, por isso, o deixaste mudo, como lhe dera um tempo para que visse sua atitude.

Sabes, Senhor, melhor que continue agindo assim, porque, senão, nossa situação será bem difícil. Em lugar de nos castigar, dá-nos sede de Ti; em vez de nos deixar mudos como Zacarias, faz com que desejemos conhecer-Te, estar contigo e deixar nossa vida em Tuas mãos.

Senhor, dá-nos Tua graça para respondermos ao que Tu nos pedes, como Tu nos pedes. Assim seja.

Quinto dia: Anunciação do Anjo Gabriel

Este quinto dia de preparação da Novena de Natal está centrado na pessoa de Maria, em sua atitude, docilidade e abertura à ação de Deus. Diante da manifestação do Senhor, a Virgem soube responder e corresponder ao projeto de Deus para Ela.

Vendo a disposição e abertura de Maria, que cada um veja como está respondendo ao Pai em sua vida e, assim, nestes dias que antecedem o Natal, possamos nos preparar interiormente para o nascimento do Senhor em meio a nós.

Oremos à Maria, Virgem Mãe: Bendita seja por haver acreditado no Senhor, por haver posto em suas mãos, por haver permitido que o Ele realizasse em Ti o Seu projeto e Sua obra.

Bendita, Maria, por ter nos ensinado como responder ao Senhor, por nos ter mostrado que a fé se vive abrindo o coração para que o Senhor atue em cada um de nós.

Maria, neste tempo de preparação para o Natal, intercede por cada um de nós, para que como Tu, possamos, também nós dizermos ao Senhor o nosso ‘sim’, faça-se, para que Ele realize o Seu projeto de amor em cada um de nós.

Que assim seja!

Sexto dia: A visitação de Maria à Isabel

Maria parte apressadamente, sem demora, ao encontro de sua prima que necessita de ajuda.

A disponibilidade e o desprendimento da Virgem Maria são as atitudes que a Igreja nos propõe para meditarmos neste dia.

Voltemos nosso olhar para a atitude de Maria, para vermos como estamos vivendo com aqueles que estão ao nosso lado. Temos ido ao encontro das pessoas?

Oremos à Maria, minha mãe:

Agradeço por Teu testemunho, por Teu exemplo, por Tua prontidão e disponibilidade em estar atenta às necessidades de quem necessitava da Tua ajuda.

Agradeço por Tua atitude de serviço e entrega, porque não duvidaste nem demoraste a se fazer presente.

Agradeço por ter sido capaz de se desinstalar para ser sensível e solidária com Isabel. Maria, Tu que sabias estar junto a quem necessitava de Tua presença, Tu que nos mostra como viver a vida, vem nos acompanhar nestes dias em que nos preparamos para o nascimento de Teu Filho.

Vem, Virgem Santa, ajudar-me a colocar o meu coração para receber Teu Filho.

Que assim seja.

Sétimo dia – Magnificat

Neste sétimo dia da novena de Natal, o canto do Magnificat, nos prepara para o nascimento de Jesus.

A atitude de Maria com esse canto é um programa de vida, um reconhecimento da presença e da ação de Deus em nossa vida. Neste tríduo que antecede o Natal e o fim do ano, essa atitude de gratidão e reconhecimento deve ser o que caracteriza nossa relação com o Senhor e com os demais.

Oremos a Nossa Senhora:

Obrigado, Maria, por ser sensível à manifestação do Senhor em tua vida. Graças por reconhecer o que és e por dar ao Senhor o lugar que Lhe corresponde em Tua vida.

Obrigado por dizer que o Senhor foi quem fez em Ti maravilhas.

Obrigado por deixar que Ele fizesse em Ti o que fez.

Obrigado por confiar e crer n’Ele.

Obrigado por mostrar-nos como o Senhor atua e tem atuado na história, como está ao lado dos que n’Ele confiam, e como se enfrenta o soberbos e orgulhosos, os egoístas e os prepotentes.

Obrigado por dar-nos a confiança de que o Senhor levanta os humildes e os famintos.

Maria, intercede por nós, para que possamos fazer como Tu fizeste, para ter os sentimentos que Tu tivestes, para deixarmo-nos conduzir e ser cheios do Senhor como Tu foste.

Que assim seja.

Oitavo dia – Nascimento de João Batista

É uma passagem que nos ajuda a vermos a atitude de Zacarias e de Isabel, que buscam ser fiéis ao que o anjo lhes havia ordenado, dando ao filho o nome de João. Assim como Zacarias ficou mudo ante o anúncio do anjo, agora sua língua se solta para louvar e bendizer o Senhor.

Oremos ao Senhor Jesus:

Estamos chegando ao fim de nossa novena, Tua festa está chegando, e isso nos enche de alegria, pois vemos que Tu, o Deus Eterno e Todo-poderoso, quiseste ter uma família, buscaste uma mulher para ser Tua mãe, tiveste José como pai e com eles formaste uma família. Foi onde aprendeste a arte de viver, onde recebeste carinho e afeto, onde sentiste o abraço de uma mãe, onde tiveste a mão firme de um pai, de quem aprendeste a dar valor à vida.

Senhor, pedimos-Te que encha de bênçãos este lugar, que possamos sentir Tua presença em meio a nós, que Tu sejas o centro de nossa vida, inundando-nos de amor e paz, que nos concedas a graça de nos querer cada vez mais.

Que cada dia nossa família cresça no amor, na compreensão, na entrega mútua, em interesse e preocupação com o outro. Senhor, Tu que tiveste uma família, abençoa a minha, encha-nos de graça para que cada dia Te imitemos mais e mais, e busquemos viver como vocês viveram.

Senhor Jesus, abençoa-nos, e que amanhã, ao celebrar o Teu nascimento, sintamos-Te junto de nós e Tu nos encha de alegria e paz.

Que assim seja.

Nono dia – Nasceu para vós um Salvador!

Hoje é o dia da Noite Feliz. Amanhã é Natal! Chegamos ao fim da nossa Novena de Natal… É o momento da celebração!

A Virgem dará à luz ao Filho de Deus e Lhe porá o nome de Jesus. Hoje, é um dia de ação de graças, porque celebramos, nesta noite, o maior mistério da nossa fé, que é o fato de o Filho Unigênito de Deus Todo-poderoso e Eterno ter assumido nossa natureza humana e se feito um de nós. Hoje, celebramos o centro da história, Deus em meio a nós, dando-nos a alegria e a paz com Sua presença e Seu amor.

Nesta Noite Santa, quando os anjos cantam a fidelidade do Senhor que nasceu em Belém, que esse canto o qual ecoa na história encha de alegria e paz o coração de cada um de nós que estamos aqui e que nossa família, nesta noite, sinta a presença de Deus em nosso meio.

Que assim seja!

Senhor, é hoje a Noite Feliz!

Hoje, todos estamos contentes. Há muito movimento, muitos preparativos, há ambiente de festa. Tanto os que creem em Ti quanto os que não creem, hoje, celebram o Natal. Em algumas casas nascerás, e em outras haverá apenas árvores com luzes, mas igualmente Tu estarás aí.

Hoje, é Noite Feliz, e nós que cremos em Ti celebramos o Teu nascimento.

Hoje, é um dia do qual não podemos nos esquecer, porque é a manifestação mais plena e eloquente de que Tu és um Deus amigo, alguém presente em nossa vida, que se interessa por nós, que nos ama com amor infinito, até querer ser um de nós.

Hoje, é o dia por excelência, pois Tu vieste nos dar vida com Tua vida, com Teu nascimento nos devolveu a vida de Deus.

Hoje, Senhor, celebramos Tua fidelidade e Teu amor sem limites, e é por isso que São João nos diz:

“Tanto Deus amou o mundo, que nos enviou Seu próprio filho”.

Sim, Senhor, hoje é a festa do amor da fidelidade, é a Tua festa, porque Tu nos deste a vida vindo viver nossa vida!

Obrigado, Senhor!

Oremos ao Menino Jesus, o Deus vivo e verdadeiro, o Todo-poderoso e Eterno, que assumiu nossa natureza para se fazer um de nós, que quiseste compartilhar nossa vida para nos redimir. Tu que quiseste experimentar o calor de um abraço, a ternura de um beijo de uma mãe, os braços fortes de um pai, que quiseste ser cuidado por uma mãe.

Não há Deus igual a Ti, que se empenhe em estar junto de nós. Tu és o Emanuel, o Deus conosco, que nasceste para dar a vida.

Conceda-nos que, nesta Noite Santa, cada família sinta Tua paz e Tua alegria.

Que sintamos o gozo que sentiram os pastores, que cada um tenha a paz de Tua Mãe, que todos experimentemos o gozo do céu que se sentiu na terra.

Assim seja

Oração final (todos os dias)

PRECE DE NATAL

Senhor, neste Natal, visite as nossas famílias!

Precisamos muito da Vossa presença animadora e restauradora!

Atravessamos, nesses meses, a tempestade da Pandemia que trouxe doenças, mortes, desemprego, desalento, medo e insegurança.

Vinde fortalecer nossas vidas na fé e no amor!

Na certeza de Vosso amor por nós e na superação de egoísmos e discórdias que, às vezes, nos deixam indiferentes e distantes uns dos outros.

Vinde nos ajudar a ter um coração mais humilde e generoso, que se abra ao perdão e à compreensão.

Como na noite de Belém, Vossa luz venha também inundar nossa sociedade indiferente e frágil, aumentai a justiça, a capacidade de dialogar e a paz!

Que a esperança em um mundo melhor seja renovada.

As crianças sejam orientadas para o bem; os jovens tenham um horizonte pela frente; os casais, com Maria e José saibam amar-se e cuidar de suas famílias; os idosos sejam respeitados e amparados; os pobres e desvalidos não sejam esquecidos, mas amparados por mãos fraternas e solidárias!

Que este Natal seja de bênçãos e Vossa salvação nos alcance plenamente.

Vinde Senhor, pois o nosso coração está aberto para receber de novo o Menino Jesus que vem mais uma vez trazendo paz, esperança e amor.

Amém

Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Salve Maria Imaculada!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.