Formação

A Palavra de Deus e o chamado

A Palavra é o fundamento de nossa vida, de nossa fé, pois a Palavra é a própria pessoa de Deus que se revela a si mesmo comunicando com palavras, atitudes, gestos, ações a sua própria vida

Escrito por Espiritualidade

03 SET 2018 - 13H05 (Atualizada em 26 AGO 2021 - 15H15)

Por Padre José Alem, missionário claretiano

“Quem ouve minha palavra esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe” (Mt 12, 49-50)

A Palavra é o fundamento de nossa vida, de nossa fé. Pois a Palavra é a própria pessoa de Deus que se revela a si mesmo comunicando com palavras, atitudes, gestos, ações a sua própria vida. Portanto, conhecer a Palavra é conhecer Deus tal como Ele se revela. Isso nos chama a viver uma relação pessoal com a Palavra viva que é o Verbo – Jesus – sobretudo na Liturgia, através da qual celebramos a fé e assumimos o compromisso de vivê-la livre e conscientemente. 

A Palavra não é um feito apenas do passado, mas é uma Palavra viva e atual. Tudo isso podemos acolher do Prólogo do Evangelho de João (Jo1, 1-18), que nos dá a conhecer o fundamento da nossa vida: o Verbo – a Palavra, que desde o princípio está junto de Deus, fez-Se carne e veio habitar entre nós (Jo 1, 14). Seguindo o exemplo do apóstolo João e dos outros autores inspirados, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo para podermos amar cada vez mais a Palavra de Deus (Verbum Domini 5).

Na revelação da Palavra viva o Espírito Santo é o protagonista. É Ele quem inspira e revela a verdade sobre Deus Pai, fonte e origem da Palavra.

O ser humano é chamado por Deus a viver um relacionamento pleno com Ele a ponto de estabelecer uma Aliança na qual Deus escuta o homem e responde às suas perguntas: Deus dialoga através de suas palavras. Para entrar em diálogo com Deus, para compreender e responder adequadamente ao que Deus revela é preciso fé. A ausência de fé provoca o pecado, a ruptura, a incompreensão do diálogo. Pecado é a não escuta da Palavra de Deus e como consequência, não colocá-la em prática.

O modelo perfeito de fé, de escuta e vivência da Palavra de Deus é Maria. Ela, mãe da palavra que se torna humana é também a mãe da fé. Com suas atitudes e palavras Maria abre o novo e definitivo caminho da fé. Ninguém, como ela acreditou e acolheu a palavra e por isso se tornou mãe, mediante a palavra. E a palavra se tornou carne e habitou entre nós graças a fé de Maria.

Para entender e viver adequadamente a Palavra de Deus é preciso sentir-se e viver a experiência de ser Igreja. A Igreja é o ambiente necessário e seguro para acolher, compreender, viver e testemunhar a Palavra. Para isso é preciso uma consciência sempre mais precisa do que é a Igreja e do que é ser Igreja.

A Igreja vai ao longo dos tempos aprimorando a sua capacidade de acolher, compreender e anunciar a Palavra. Processo que exige abertura, humildade, fé, conversão.

Aos poucos, e com a segura ação do Espírito Santo que inspira com sua Luz e Sabedoria, a Igreja é chamada por Deus a acolher a sua Palavra, isto é, a conhecer Deus que se revela. Para isso é preciso superar algumas limitações próprias do ser humano e que repercutem também na comunidade de fé, a Igreja.

É acolhendo a Palavra de Deus, como Maria, que podemos também reconhecer quando Deus nos fala, dialogar com Ele e finalmente assumir o compromisso de fazer a Sua vontade.

Nossa vocação primordial, como seres humanos e cristãos, é acolher a Palavra de Deus e Ele fará em nós e através de nós maravilhas, como em Maria. Olha para a nossa pequenez e faz grandes coisas (Lc 1,49).

Toda vocação na Igreja só é real e autêntica como resposta ao chamado de Deus na Sua Palavra. Assim, “o Verbo se faz carne e habita entre nós”. (Jo 1,14)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.