Formação

Quarta-feira Santa

Nesta Quarta-feira Santa, o Senhor chora ao olhar para a cidade de Jerusalém e lamenta por não conhecerem o que lhes traria a paz.

Escrito por Espiritualidade

08 ABR 2020 - 09H00 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 14H20)

Por Professora Dita Souza, biblista, teóloga e conferencista

Segundo a tradição dos primeiros cristãos, na Quarta-feira Santa, Jesus ainda está na casa de Marta, Maria e Lázaro em Betânia, até porque Sua mãe ainda estava hospedada lá e Ele sentia a necessidade que Ela não fosse a Jerusalém nos próximos dias, e para isso pede aos irmãos que tentem segurá-la em casa. Mas todos nós sabemos que toda tentativa foi inútil; Sua mãe fica ao Seu lado em todos os Seus momentos de sofrimento e morte.

O Evangelho de hoje, Mt 26,14-25, nos conta ainda sobre a traição de Judas, inserida nos preparativos para a Páscoa judaica de Jesus.

Logo cedo, ainda de madrugada, como de costume, Jesus se levanta, chama os discípulos e retornam a Jerusalém. Vimos ontem a preocupação e o medo que se apossaram do discípulo Judas quando tinha ido ao encontro dos sacerdotes e anciãos do povo judeu para entregar Jesus, recebendo em troca 30 moedas de prata (cf. Mt 26,14-16).

A Tradição, segundo São Lucas, diz que quando Jesus chega a Jerusalém com os discípulos, ainda no Monte das Oliveiras, Ele vê a cidade apinhada de pessoas que vinham para a celebração da Páscoa dos judeus e chora olhando com pesar para aquela linda cidade que se tornaria cinzas. Jesus diz que eles não sabem até ali o que lhes trará a paz, pois viria o dia em que a cidade será totalmente destruída (Lc 19,41-44).

O Evangelho de hoje, Mt 26,14-25, nos conta ainda sobre a traição de Judas, inserida nos preparativos para a Páscoa judaica de Jesus.Leia MaisPlaylist: 6 músicas para ouvir na Semana SantaTerça-feira SantaSegunda-feira SantaSemana Santa diferente

Não sabemos ao certo o que Ele e os discípulos fizeram naquela quarta-feira em Jerusalém, mas por certo todos voltam à noite para Betânia. O dia seguinte seria o início de todo sofrimento e morte de Jesus.

É tradição em alguns Estados brasileiros nesta quarta-feira expor sua tristeza rezando o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo cristão já está no escuro, em trevas, sabendo o que vai acontecer com Jesus de quarta à sexta-feira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.