Por Professora Dita Souza, biblista, conferencista e teóloga
Na Segunda-feira Santa, Jesus se dedica, intimamente, a preparar-se a Sua paixão iminente (Cf. Jo 12,1-11).
Jesus descansa em Betânia, revê os amigos na aldeia, conversa com os discípulos, dá-lhes orientações e retorna a Jerusalém.
Esta segunda-feira é de duros momentos também para Sua Mãe, pois eles antecedem as dores de Nossa Senhora. Por isso, a Igreja a chama de segunda-feira das trevas.
Esta segunda-feira é de duros momentos também para Sua Mãe, pois eles antecedem as dores de Nossa Senhora. Por isso, a Igreja a chama de segunda-feira das trevas.
De acordo com Mateus 21, Marcos 11 e Lucas 19, Jesus retorna a Jerusalém. Neste dia, logo de manhã cedo, Ele entrou na cidade santa permanecendo lá até o final da tarde, retornando depois para Betânia.
O Evangelho de São João registra ainda que Ele repreendeu a incredulidade das multidões, e Marcos 11,19 escreve que Jesus voltou para Betânia também nesta noite.
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De acordo com alguns historiadores, durante o dia, Ele ensinava o povo no Templo sobre o Reino de Deus.
Foi nessa caminhada para Jerusalém que Jesus amaldiçoou uma figueira, porque não tinha frutos (Marcos 11,12-14).
Depois, Jesus chegou ao Templo e expulsou os mercadores, acusando-os de tornar a casa de Deus em um mercado e um lugar de ladrões (Marcos 11,15-17). Quando voltou para Betânia, a figueira amaldiçoada tinha secado.
Os evangelistas citam alguns acontecimentos dos três dias seguintes (terça, quarta e quinta-feira) no Templo:
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“Eram como ovelhas que não têm pastor”
O comentário teológico desta atividade messiânica é realizado por uma frase bíblica: “eram como ovelhas sem pastor”. Moisés diante de sua morte pede a Deus que estabeleça como chefe da comunidade “um homem que os preceda no entrar e no sair... para que a comunidade do Senhor não seja um rebanho sem pastor” (Nm 27,17). Como Josué tomará o lugar de Moisés, assim, os discípulos continuarão a missão de Jesus, o pastor messiânico que guia e protege a comunidade cansada e abatida. A motivação profunda do compromisso messiânico-salvífico de Jesus, que deve prolongar-se na missão dos discípulos, está na compaixão, naquele amor gratuito e ativo que o impulsiona a intervir para aliviar as misérias do povo, (Mt 14,14; 15,32; 20,34).
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