Por Professora Dita Souza, biblista, conferencista e teóloga
Na Segunda-feira Santa, Jesus se dedica, intimamente, a preparar-se a Sua paixão iminente (Cf. Jo 12,1-11).
Jesus descansa em Betânia, revê os amigos na aldeia, conversa com os discípulos, dá-lhes orientações e retorna a Jerusalém.
Esta segunda-feira é de duros momentos também para Sua Mãe, pois eles antecedem as dores de Nossa Senhora. Por isso, a Igreja a chama de segunda-feira das trevas.
Esta segunda-feira é de duros momentos também para Sua Mãe, pois eles antecedem as dores de Nossa Senhora. Por isso, a Igreja a chama de segunda-feira das trevas.
De acordo com Mateus 21, Marcos 11 e Lucas 19, Jesus retorna a Jerusalém. Neste dia, logo de manhã cedo, Ele entrou na cidade santa permanecendo lá até o final da tarde, retornando depois para Betânia.
O Evangelho de São João registra ainda que Ele repreendeu a incredulidade das multidões, e Marcos 11,19 escreve que Jesus voltou para Betânia também nesta noite.
Leia Mais Por que o Domingo de Ramos foi decisivo para Santa Clara?Semana Santa de "lives"Intenção de oração da MI para abrilSemana Santa diferente
De acordo com alguns historiadores, durante o dia, Ele ensinava o povo no Templo sobre o Reino de Deus.
Foi nessa caminhada para Jerusalém que Jesus amaldiçoou uma figueira, porque não tinha frutos (Marcos 11,12-14).
Depois, Jesus chegou ao Templo e expulsou os mercadores, acusando-os de tornar a casa de Deus em um mercado e um lugar de ladrões (Marcos 11,15-17). Quando voltou para Betânia, a figueira amaldiçoada tinha secado.
Os evangelistas citam alguns acontecimentos dos três dias seguintes (terça, quarta e quinta-feira) no Templo:
Convidamos você a optar pelo débito automático nesse tempo de quarentena, e, assim ajudar a MI a ser fiel em cumprir seu compromissos mensais:
Consulte o WhatsApp do atendimento ao mílite e veja como é fácil!
3º Domingo da Páscoa
Um velho ditado popular diz que: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Na verdade, Deus ajuda sempre, não escolhe hora, porém no evangelho de hoje, Jesus aparece aos apóstolos, antes do sol raiar. Era madrugada, estavam cansados, com fome e com sono, porém insistiam em lançar suas redes. Eram pescadores experientes, devem ter lançado a rede por todos os lados do barco. Tentaram a noite toda e nada, mesmo assim não desistiram.
Mistérios Dolorosos - Jesus morre na Cruz
Reze e contemple com a devoção mariana
Jesus vence a Morte
No Evangelho deste Domingo de Ramos (Mc 15,1-39), Frei Aloísio Oliveira reflete sobre a vitória de Jesus sobre a morte. Acesse e medite a Palavra de Deus com a gente!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.