Por Professora Dita Souza, biblista, teóloga e conferencista
De acordo com os evangelistas, neste dia Jesus ensina no Templo e discute com os religiosos (Mateus 21,23-39), incluindo o seu sermão escatológico (Mt 24).
Segundo Marcos (11,27-12,44) e Lucas (20,1-47), Jesus retorna nesta terça-feira de Betânia para Jerusalém.
Neste dia, Ele é confrontado pelos dirigentes do Templo quanto à Sua atitude do dia anterior.
Os escribas e fariseus novamente questionaram a autoridade de Jesus, que volta a ensinar-lhes por meio de parábolas (comparações com a vida) como a dos trabalhadores homicidas (cf. Mt 21,33-46) e a da festa em que os convidados não aceitaram vir e foram chamados outros (bons e maus) que aceitaram (cf. Mt 22,1-14).
Leia MaisSegunda-feira SantaJesus e Seu último jantar Tempo de meditar as dores de MariaProfessora Dita explica detalhes da cerimônia com o Papa
Jesus também ensina aos saduceus que não acreditavam na ressurreição (cf. Mt 22,23).
Ele faz ainda a terrível profecia sobre a destruição de Jerusalém, a qual acontecerá 30 anos depois no ano 70, afirmando que ali não restaria nenhuma pedra que não fosse derrubada (cf. Mt 24,1s).
No Evangelho de hoje – Jo 13,21-33.36-38 – São João nos conta que Jesus estava à mesa com Seus discípulos e anuncia a traição de Judas; no grego, nesse anúncio, não é usada por Jesus a palavra raiva, rancor ou decepção pela certeza que ia ser traído por um dos discípulos, mas sim as palavras comoção, piedade e pena.
Na memória da Igreja, comumente, é na Terça-feira Santa também que se dá a Procissão do Encontro; é quando relembramos o encontro de Nossa Senhora com seu filho a caminho do Calvário; por outro lado, relembramos também a fraqueza de São Pedro quando, por três vezes, nega Jesus. É um dia de penitência.
Coloquemo-nos em contrição, arrependimento e reflexão pelos momentos que vivemos hoje.
3º Domingo da Páscoa
Um velho ditado popular diz que: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Na verdade, Deus ajuda sempre, não escolhe hora, porém no evangelho de hoje, Jesus aparece aos apóstolos, antes do sol raiar. Era madrugada, estavam cansados, com fome e com sono, porém insistiam em lançar suas redes. Eram pescadores experientes, devem ter lançado a rede por todos os lados do barco. Tentaram a noite toda e nada, mesmo assim não desistiram.
Mistérios Dolorosos - Jesus morre na Cruz
Reze e contemple com a devoção mariana
Jesus vence a Morte
No Evangelho deste Domingo de Ramos (Mc 15,1-39), Frei Aloísio Oliveira reflete sobre a vitória de Jesus sobre a morte. Acesse e medite a Palavra de Deus com a gente!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.