Por Professora Dita Souza, biblista, teóloga e conferencista
De acordo com os evangelistas, neste dia Jesus ensina no Templo e discute com os religiosos (Mateus 21,23-39), incluindo o seu sermão escatológico (Mt 24).
Segundo Marcos (11,27-12,44) e Lucas (20,1-47), Jesus retorna nesta terça-feira de Betânia para Jerusalém.
Neste dia, Ele é confrontado pelos dirigentes do Templo quanto à Sua atitude do dia anterior.
Os escribas e fariseus novamente questionaram a autoridade de Jesus, que volta a ensinar-lhes por meio de parábolas (comparações com a vida) como a dos trabalhadores homicidas (cf. Mt 21,33-46) e a da festa em que os convidados não aceitaram vir e foram chamados outros (bons e maus) que aceitaram (cf. Mt 22,1-14).
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Jesus também ensina aos saduceus que não acreditavam na ressurreição (cf. Mt 22,23).
Ele faz ainda a terrível profecia sobre a destruição de Jerusalém, a qual acontecerá 30 anos depois no ano 70, afirmando que ali não restaria nenhuma pedra que não fosse derrubada (cf. Mt 24,1s).
No Evangelho de hoje – Jo 13,21-33.36-38 – São João nos conta que Jesus estava à mesa com Seus discípulos e anuncia a traição de Judas; no grego, nesse anúncio, não é usada por Jesus a palavra raiva, rancor ou decepção pela certeza que ia ser traído por um dos discípulos, mas sim as palavras comoção, piedade e pena.
Na memória da Igreja, comumente, é na Terça-feira Santa também que se dá a Procissão do Encontro; é quando relembramos o encontro de Nossa Senhora com seu filho a caminho do Calvário; por outro lado, relembramos também a fraqueza de São Pedro quando, por três vezes, nega Jesus. É um dia de penitência.
Coloquemo-nos em contrição, arrependimento e reflexão pelos momentos que vivemos hoje.
“Eram como ovelhas que não têm pastor”
O comentário teológico desta atividade messiânica é realizado por uma frase bíblica: “eram como ovelhas sem pastor”. Moisés diante de sua morte pede a Deus que estabeleça como chefe da comunidade “um homem que os preceda no entrar e no sair... para que a comunidade do Senhor não seja um rebanho sem pastor” (Nm 27,17). Como Josué tomará o lugar de Moisés, assim, os discípulos continuarão a missão de Jesus, o pastor messiânico que guia e protege a comunidade cansada e abatida. A motivação profunda do compromisso messiânico-salvífico de Jesus, que deve prolongar-se na missão dos discípulos, está na compaixão, naquele amor gratuito e ativo que o impulsiona a intervir para aliviar as misérias do povo, (Mt 14,14; 15,32; 20,34).
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