06 de Junho de 2020

9ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

2Tm 4,1-8

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 1diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. 3Pois vai chegar o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, com o prurido da curiosidade nos ouvidos, se rodearão de mestres ao sabor de seus próprios caprichos. 4E assim, deixando de ouvir a verdade, se desviarão para as fábulas.

5Tu, porém, mostra vigilância em tudo, suporta o sofrimento, desempenha o teu serviço de pregador do evangelho, cumpre com perfeição o teu ministério. Sê sóbrio.

6Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 70

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Vosso louvor é transbordante de meus lábios, cantam eles vossa glória o dia inteiro. Não me deixeis quando chegar minha velhice, não me falteis quando faltarem minhas forças!

— Eu, porém, sempre em vós confiarei, sempre mais aumentarei vosso louvor! Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis.

— Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

— Então, vos cantarei ao som da harpa, celebrando vosso amor sempre fiel; para louvar-vos tocarei a minha cítara, glorificando-vos, ó Santo de Israel!

Mc 12,38-44

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.

41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.

42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Seguir o bom exemplo dos pobres

Meus irmãos e minhas irmãs,

A primeira frase de Jesus desse Evangelho é uma divergência contra o modo de se comportar dos escribas. Esse alerta mostra a distância que separa Jesus desse grupo influente de Seu tempo. A ostentação, as aparências, as honrarias e a exploração dos pobres indefesos são as marcas dos escribas que denunciam seu distanciamento das coisas de Deus. Todos esses motivos fizeram com que Jesus fizesse duras críticas aos escribas, denunciando-nos como hipócritas. Eles eram como túmulos caiados que são bonitos por fora, mas cheios de ossos podres por dentro. Os discípulos de Jesus devem se precaver para não cair na tentação de imitá-los, pois o serviço ao próximo é marca dos que O seguem. Ao contrário disso, devem seguir o exemplo da mulher que depositou apenas duas moedinhas, pois ela ofertou tudo o que tinha a Deus e, por isso, sua entrega foi maior do que os ofertam grandes quantias. A atitude dessa viúva pobre é o modelo para a vida cristã: a santidade e a capacidade de entregar tudo nas mãos de Deus. Às vezes não temos essa capacidade, temos medo porque não confiamos na verdade. O valor de nossas boas obras é determinado pelo amor com que a e não pela grandeza da repercussão de nossas ações. Por menores que sejam nossas esmolas e contribuições, nosso trabalho e nossas iniciativas, é importante que façamos o máximo ao nosso alcance, com grande amor e muita humildade. Deus olha cada um de nós por dentro, e não nos avalia a partir das coisas externas que realizamos. Jesus sempre voltou seu olhar misericordioso aos pobres, doentes e sofredores. Somos levados a medir o valor das pessoas pela quantidade daquilo que fazem, mas, pelo olhar da fé, enxergamos a importância dos menores gestos que estão carregados de amor. Maria nos ensina a ter atitudes humildes e cheias de amor. Como propósito para o dia de hoje, vamos realizar um ato de bondade para com o próximo.

Frase do dia: “Suporte de bom grado os defeitos alheios, se queres que os outros suportem os seus.” Dom Bosco.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 06 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • QUERIDO SÃO FRANCISCO TE AMO GRATIDÃO...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA RAINHA DOS MARES IEMANJA TE A...

    CARLA

  • QUERIDAS 13 ALMAS GRATIDÃO ETERNA TE ...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.